Olá Ezequiel Lopes dos Santos de Messias - Al!

Percurso que Jesus fez de Betânia (cercanias do Rio Jordão) até Betânia (casa de Lazaro).

.O percurso possível que Jesus fez para ir até a casa de seu amigo Lázaro, passa pelas antigas estradas que levavam a Jerusalém, em particular a antiga estrada Romana.

Trajeto de Jesus – Betânia (além do Jordão) até Betânia (cercanias de Jerusalém)

Primeira parte do trajeto: Betânia no outro lado do Jordão, atual Jordânia, até o Rio Jordão.

Segunda parte do trajeto: Rio Jordão até Jericó Herodiana

Terceira parte do trajeto: Jericó Herodiana – percurso da antiga estrada Romana, pelo deserto de Judéia até Betânia.

O total da distância percorrida por Jesus em ter as duas Betânia foi de aproximadamente 40 Km.

Notas e observações que atualizam o contexto estradal de Israel e da Palestina

Existia, a questão de alguns anos, uma estrada asfaltada que saia de Jerusalém passando pela Betânia (vila que abrigava os peregrinos da Galiléia que vinham para as festas de preceito em Jerusalém) descendo pelo deserto da Judéia até a cidade de Jericó. Por este caminho tínhamos uma visão de como era o trajeto que Jesus em seu tempo percorria. Jesus seguia de Jericó até Jerusalém pela antiga estrada Romana.

Com a criação do estado Palestino com capital em Jericó esta estrada foi interrompida e logo na saída de Jerusalém a poucos passos de Betânia, foi construído o muro de separação entre estado de Israel e Palestina.

Na atualidade para chegar em Jericó, a estrada passa por Ramala, território Palestino e depois segue a Jericó.)

Jesus percorreu a pé a antiga estrada Romana, de Jerusalém a Jericó, (seguia um traçado diferente do atual). E depois continuando pelo deserto chegava ao Rio Jordão. Lugar onde havia abundância de água.

Atuais dificuldades de percurso.

Para se atingir Jericó via terrestre, partindo de (Betânia) Jerusalém encontramos dificuldades. Na passagem da fronteira, entre Israel e Palestina existe um muro de separação logo na saída de Jerusalém cortando o deserto de Judéia, pois Jericó pertence a Palestina. Existe forte contingente militar. O traçado da rodovia atual foi feito para facilitar objetivos militares. Da mesma forma para se chegar até o Rio Jordão onde se encontra uma zona militarizada. A estrada é intransitável, pois é faixa militar de fronteira. Existe uma estrada asfaltada que percorre a fronteira, constantemente os militares fazem patrulhas, (para evitar infiltração de ataques terroristas e tuneis que atraveseam a fronteira possibilitando a entrada de terroristas). Mais perto da fronteira existe uma faixa de minas explosivas que percorrem a fronteira, e mais uma cerca de arame farpado. De Jericó somente se pode chegar escoltado militarmente. A custódia da Terra Santa dos Franciscanos, e comunidade cristã tem permissão especial de fazer orações no lugar do batismo de Jesus, (Rio Jordão), no dia da comemoração em Janeiro. Neste dia um aparato militar acompanha os peregrinos.

Fonte: Baldi, Donato, Guida di Terra Santa, Com piantine, disegni e cartine stradali, Ed. Custodia di Terra Santa, Jerusalém 1992

 

Imagem do muro na fronteira entre Israel e Palestina.