Olá Urbano Soares Sanches de Itaquaquecetuba - SP!

De fato encontramos no evangelho de João o tratamento que Jesus dá a sua Mãe “chamando-a de “mulher”. Vejamos os textos: João 2,4:

“Respondeu-lhe Jesus: Quem temos nós com isto mulher?

Outra passagem está em João 19,26:

“Jesus então, vendo a sua Mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, disse a sua Mãe: Mulher eis o teu filho” (Bíblia de Jerusalém).

A compreensão desta atitude de Jesus narrada por João vem da própria simbologia de João. Ele usa abundantemente os símbolos, prova disto é o livro do apocalipse.

Aqui no evangelho na abertura ele retrata a situação do livro do Genesis, Deus criou o mundo em 7 dias e João apresenta a obra da salvação de Jesus filho de Deus também em sete dias. Estes dias aparecem claramente nos versículos:

  1. dia: João 1,19-28.
  2. dia: João 1,29-34.
  3. dia: João 1,35-42.
  4. dia: João 1,43-51.
  5. dia: João 1,45
  6. dia: João 2,1-2.
  7. dia: João Jesus não reconhece o sábado continua trabalhando

 

Entendendo Maria como a nova Eva

O evangelho de João inicia com semana inaugural de Jesus, o livro do Genesis aqui é retratado. Algo de novo está sendo criado da mesma forma que Deus no livro do Genesis criou o mundo e todas as criaturas, no evangelho de João entendemos o início da obra de salvação de Jesus. O evangelista João compara a figura de Eva no livro do Gênesis a Mãe de Jesus tratando-a de mulher: Está é a razão.

Eva no livro do Gênesis é apresentada como a Mãe de todos os viventes e Maria é considerada a nova Eva, trouxe para a humanidade Jesus salvação a todo aquele que nele crer. Por este motivo que João coloca na boca de jesus a palavra “mulher” quando a chama.