Olá Valdemir Bernardo do Nascimento de Manaus!

Não é muito difícil entendermos a proposta de Jesus em Mateus 20,20-28, Lendo com atenção e numa perspectiva de conjunto de abordagem, podemos sintonizar com o que Jesus pede a todo aquele que pretende ser seu seguidor.

O que o texto de Mateus 20,20-28 nos diz:

Este texto mostra a preocupação de toda a mãe com respeito a seus filhos. A Mãe dos filhos de Zebedeu dirige-se a Jesus e o indaga: meus filhos estão te seguindo, terão alguma recompensa. Receberão algum cargo, neste reino que anuncias. “A resposta de Jesus é incisiva e comprometedora: “quanto a um dos vossos filhos sentarem-se a minha direita ou esquerda cabe somente a meu Pai cabe determinar”.

Antes disto Jesus indaga a Mãe dos filhos de Zebedeu. “vossos filhos poderão beber do cálice que eu beberei. Jesus falava da perseguição, condenação e morte. Os filhos de vocês estão preparados para isto? Os filhos de Zebedeu responderam: Sim podemos.  Isto se confirma nos acontecimentos posteriores em que Tiago, filho de Zebedeu, foi condenado a morte pelo Rei Herodes Antipas (em torno de 44 d.C.)e o outro irmão João também foi martirizado.

Do versículo 24-28 de Mateus 20, novamente aparece a afirmação de Jesus sobre o serviço. Sua proposta é outra e a cabeça e o pensamento dos apóstolos não estavam ainda preparadas. O que Jesus pede aos que O seguem é um serviço despretensioso, sem receber privilégios e nem poderes sobre as outras pessoas

Concluindo: A missão de Jesus não foi para distribuir cargos, e recompensas aos que o seguiam, mas tinha uma missão que ia muito mais longe, deveria salvar a humanidade, com sua morte e ressurreição.