Continua o nosso leitor:

Li alguns artigos e pelo que entendi são cristãos que seguem os 5 princípios básicos (não me recordo o termo)Existem outros "tipos de cristãos" Cristãos pentecostais podem ser considerados reformados?

 

Praticamente na sua pergunta está a resposta. Embora escape a questão Bíblica diretamente, respondo pois estás demonstrando interesse em conhecer a palavra de Deus.

De maneira resumida e sem muitas explicações, podemos definir assim:

Quem é cristão?
Cristão é aquele que segue a Jesus Cristo, segundo o Evangelho, e procura viver sendo os ensinamento de Jesus e seu projeto para a humanidade. As crenças do cristão são norteadas pelos credos históricos como o Credo Apostólico.

Quem é o protestante?
Protestante é aquele cristão que está convencido dos Cinco Solas (Somente) – Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Graça e a Glória Somente a Deus. Ele não compactua com nada que dilua esses postulados.

Quem é o cristão reformado?
Por “reformado” entendo aquele que adere a uma das grandes confissões reformadas surgidas após a Reforma protestante no século XVI aos cinco grandes pontos dessa Reforma, que são:

  1. Sola Scriptura, (Escritura)
  2. Sola Gratia, (Graça)
  3. Sola Fides, (Fé)
  4. Solus Christus (Cristo) e
  5. Soli Deo Gloria (Deus)

Os chamados “Cinco Pontos do Calvinismo,” são resumidos no acrônimo TULIP

A Teologia Reformada é norteada pela doutrina da Aliança.

 

Quem é o Calvinista?

Calvinista é o cristão que adere aos Cinco Pontos do Calvinismo, codificados explicitamente pelo Sínodo de Dort. O calvinista (e o reformado) não olha aos seus intuitos lógicos, mas primeiro olham para a Escritura.

 

Cristãos pentecostais são reformados?

Npo Brasil está transcorrendo um fenômeno interessante. Os cristãos pentecostais estão buscando conhecimento na fé refor4Mada.Nos últimos anos percebesse que está crescendo a presença de pastores e líderes pentecostais nos grandes eventos reformados no Brasil. Querem estes pastores participar, conhecer buscar informações. A literatura reformada tem um grande crescimento de venda entre os pentecostais.

Outro fato interessante é que cresce o número de igrejas pentecostais independentes que estão nascendo já com uma teologia influenciada pelo calvinismo e pela reforma. Algumas denominações pentecostais também vêm recebendo a influência calvinista a passos largos.

Portanto, na constatação de todos estes fatos, chegamos a uma conclusão que em breve os pentecostais também são reformados.