Assim é o texto segundo a Bíblia de Jerusalém:

Recorda-te que voste escravo na terra do Egito. É por isso que eu te ordeno agir deste modo.

Esse texto só pode ser entendido a partir daquilo que segue anteriormente. Trata-se de uma admoestação ao povo dos hebreus, para que se comportem de uma certa maneira basicamente por que foram escravos no Egito. De fato, sabemos que o povo sofreu no Egito, fazendo trabalhos duros, depois de ter ido para lá e terem sido bem acolhidos, no tempo de José, filho de Jacó, que era uma pessoa importante na corte do Faraó. O Senhor Deus, por meio de Moisés, libertou o povo da escravidão e o conduziu para a Terra Prometida.

Uma vez entrado na terra prometida, o povo devia obedecer certas leis e algumas delas são descritas em detalhes no capítulo 24. E as leis que aparecem a partir do versículo 5 desse capítulo são principalmente medidas de proteção em favor do próximo. Por exemplo, quem empresta dinheiro não deve ser cruel com seu devedor; não se deve oprimir quem é assalariado; devem ser respeitados o estrangeiro, o órfão e a viúva, etc.

A misericórdia que teve Deus pelo seu povo deve mudar o modo de agir do povo, que é convidado a imitar o comportamento do Senhor.