Olá Francisco de Barcarena - PA!

Mateus escolhido por Deus!

Poderíamos resumir a pergunta assim: Jesus escolhe Mateus, cobrador de impostos, um publicano com conhecimento da escrita, hebraica, aramaica, grega, latina e contabilidade, para ser um dos discípulos, Mateus aceita e abandona seu ofício.

Depois da morte de Jesus permaneceu em Jerusalém na coordenação de comunidades é ali organizou listas das palavras de Jesus, a genealogia de Jesus, listas de Parábolas, Milagres, história da Paixão, que passam a ser utilizadas na catequese e nas celebrações. Mais adiante houve a necessidade de se colocar uma ordem para facilitar a compreensão. Assim surge o evangelho de Mateus para as comunidades de Jerusalém, Judeia e arredores.

Aumentando a compreensão:

Sua pergunta nos leva a origem dos evangelhos sinóticos, seus autores, locais e como foram escritos. Nos últimos séculos muito foi escrito sobre os evangelhos, existem as mais variadas teorias. Algumas convincentes outros menos. O que permanece como verdadeiro, é que precisamos conhecer um pouco da história da formação dos evangelhos para poder entender melhor o que Jesus propõe para que vivamos.

Recomendo que consulte outras perguntas que já foram respondidas no portal e encontrarás muitas informações valiosas. Isto é muito fácil. Ao lado direito da página de abertura se encontra busca no site: é só colocar o nome “Mateus” e aparecerá todas as respostas as perguntas e depois clicar naquela que te interessa.

O evangelista Mateus!

Encontramos o evangelho de Mateus na abertura do Novo Testamento é o primeiro que aparece, mas não foi o primeiro a ser escrito. Ele se classifica, quanto ao conteúdo, fazendo parte dos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), em Mateus existem muitas narrativas semelhantes ao evangelho de Marcos, ele foi escrito por Mateus um publicano cobrador de impostos na cidade de Cafarnaum na Galileia, citado como filho de Alfeu. Foi convidado por Jesus, em deixar o telônio (mesa que cobrava impostos) para segui-lo. Na ordem de nomes dos 12 apóstolos ele é citado como sendo o sétimo segundo a narrativa de Marcos e oitavo na narrativa de Mateus.

O evangelho de Mateus não foi o primeiro a ser escrito.

Segundo as teorias da formação dos evangelhos o primeiro evangelho que foi redigido foi o evangelho de Marcos. Existindo uma chamada fonte dos “Logia” (chamados ditos de Jesus) de Jesus utilizada por Marcos e Mateus. Mateus conhecia esta fonte dos “logia de Jesus”, trabalhou o texto dando uma compreensão mais judaica. Assim na ordem que seguiu Mateus Jesus aparece como aquele que cumpre as escrituras. O evangelho de Mateus abre com a genealogia de Jesus. Liga Jesus com o Antigo Testamento, ele é o “Deus conosco”.

Segue o esquema estrutural dos Sinóticos observando as atividades de Jesus na Galileia, início de seu ministério público. Segundo ponto Jesus a caminho de Jerusalém, e o terceiro ponto a história da Paixão.