Olá Jaebson Ipojuca - PE!

Par responder sua pergunta vamos olhar o que os evangelhos sinóticos falam a respeito deste episódio.

Encontramos o fato da cura da mulher que sofria fluxo de sangue ou também chamada a hemorroíssa nos evangelhos sinóticos Mateus, Marcos e Lucas:

Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48. A narrativa é colocada entre os milagres de cura de Jesus.

R

espondendo à pergunta há quanto tempo a mulher tinha este fluxo de sangue?

Seguindo a narrativa do milagre de cura de Jesus dos três evangelhos sinóticos os autores omitem a idade da mulher. Nos três evangelhos se lê uma mulher que sofria de fluxo de sangue havia 12 anos. Poderíamos se quiséssemos até calcular uma idade, mas ficaria no estágio das hipóteses.

O máximo de conhecimento que poderíamos obter é este que vem do texto do evangelho. Esta pergunta, ou semelhante referentes a mulher do fluxo de sangue já foram respondidas muitas vezes: se perguntou pelo nome dela, em qual localidade foi curada, onde vivia, era casada, tinha filhos, quem falou para ela de Jesus, qual era o estado emocional, etc.

Dos leitores do portal foi postado este comentário que ajuda-nos a ter uma compreensão a respeito do tempo em que sofria a doença. Ele afirma o seguinte: na Sinagoga, a sua idade era aproximadamente 26 anos, por iniciar aos 14 a hemorragia, somamos + 12 anos. Concluindo dizemos que aproximadamente já eram 12 anos, com firmando o texto bíblico. Supondo que a primeira menstruação tenham sido aos 14 anos de idade (?).

Assim Jaebson embora não tenhas uma resposta completa à pergunta, pois o texto não favorece, isto não diminui a importância que a narrativa do milagre tem. Devemos considerar o dado do milagre e o ensinamento da fé que estão juntos.

Sugiro que continues o estudo procurando entender melhor a situação da mulher na época de Jesus, e as dificuldades femininas na observância da lei do Puro e do Impuro segundo o Judaísmo.