Esse é o texto completo da pergunta:

O nosso Senhor Jesus enfatiza sobre a sua ressurreição sublinhando que, assim com Jonas ficou três dias e três noites, convém também que o filho do homem fique três dias e três noites no seio da terra. Jesus estava literalmente dizendo que iria ficar no sepulcro três dia e três noites para que não tivesse dúvidas. Caso contrário ele falaria 3 dias somente e descartaria a noite. se contarmos o horário gregoriano, como muitos creem, Jesus teria ressuscitado na madrugada de 2º. Então não confere.

Sua afirmação que os três dias que Jesus esteve no túmulo até a ressurreição de Cristo terminaria na segunda feira, está correto, mas segundo o calendário que nos dias de hoje utilizamos. Nosso calendário, com os dias e estação foi modificado várias vezes, hoje se aproxima da exatidão. Com o início das estações com muita precisão. É o chamado calendário solar que nós utilizamos, já que a terra depende do sol.

 

O seguimento do calendário lunar.

Na época de Jesus era utilizado outro calendário o calendário lunar, sabemos que temos 4 fases da lua cada mês com 7 dias cada uma das fases totalizando 4 fases ou 28 dias. O calendário judaico seguindo o sistema lunar era imperfeito, exigindo correções constante. Chegando a haver até acréscimo de um mês no ano lunar para dar certo o ciclo das estações.

 

A chave da questão: entender a divisão do tempo hebraico.

Na compreensão da resposta à sua pergunta devemos entender como funciona o início e o término do dia 24 horas:

O dia começa a tarde e terminava no outro dia com o pôr do Sol.

Nota: Para o Judeu o sábado começa quando aparece a primeira estrela no céu (isto é na sexta feira ao entardecer. Na morte de Jesus a preocupação era como enterrar Jesus se o sábado já estava para começar. Tudo foi as presas.

Assim.

  • Primeiro dia de Jesus morto: Na sexta feira das três horas até o pôr do Sol.
  • Segundo dia: pôr do sol de sexta-feira até o pôr do Sol do sábado.
  • Terceiro dia do pôr do sol do sábado até o pôr do sol de domingo.

Concluindo, Jesus ressuscita no terceiro dia no domingo de madrugada. Este era o primeiro dia da semana judaica (já iniciado como pôr do sol do dia anterior (no sábado).