Olá Daniel de de Passo Fundo - RS!

Existe muito material escrito sobre os livros deuterocanônicos, (1/2 Macabeus, Judite, Eclesiástico, Baruc (com parte de Jeremias), Sabedoria, fragmentos gregos de Ester e acréscimos de Daniel) encontrados na Bíblia Católica e não na Bíblia Hebraica e na Bíblia Protestante.

Sabemos que estes livros deuterocanônicos vieram da Bíblia septuaginta escrita em grego, para uma população que falava grego, devido a helenização e não falavam e nem mais entendiam o hebraico.

Alguns originais dos deuterocanônicos escritos em hebraico.

O que podemos verificar é que alguns destes livros deuterocanônicos como (Tobias, Judite, Macabeus I e Eclesiástico) foram escritos originalmente em hebraico, depois traduzidos para o grego, (tem estudiosos que consideram que alguns deles foram escritos em Aramaico, um dialeto do hebraico ainda falado).

Os livros de (Macabeus II, Sabedoria e acréscimos de Ester) foram originalmente escritos em grego. E ainda outros livros como (Baruc e as adições de textos ao livro de Daniel) não se tem certeza como forma escritos originalmente.

Em resumo: Os textos originais dos livros deuterocânonicos desaparecem por completo com o tempo e são conservados uma pequena parte do texto do livro do eclesiástico, e outras pequenas porções de escritos, nada mais. Se falamos em texto completo destes livros deuterocanônicos só encontramos em grego.

Consulta:

KONINGS, JOHAN, A Bíblia, sua história e leitura uma introdução, coleção religião e saber 2, Vozes, Petrópolis, 1992, pág.209-211.