A sua dúvida está intimamente ligada à concepção que tem de oração. Cada um tem a própria maneira de orar, de rezar. Essa maneira está, muitas vezes, condicionada pela teologia que adotamos, na qual fomos "educados".

Para muitos a oração é um pedido: Deus é um dispensador! Para outros, a oração é uma louvação, pois Deus nos enche de graça e nos resta agradecer. Outros ainda veem em Deus um amigo e, com Ele, conversam.

Além desse aspecto, existe o tema da Trindade. Nós acreditamos que são três pessoas, todas de natureza divina. É por isso que se fala indiscriminadamente, na Bíblia, de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Sendo três pessoas, elas interagem.

É muito natural a oração de Jesus. De fato, quanto mais íntimo se é, mais necessidade existe de diálogo. E a Trindade é uma relação perfeita!

É provável que devemos deixar de lado a nossa ideia de oração como um tipo de moeda, com a qual pago certos favores concedidos a nós por Deus. A graça divina é igual para todos e não é concedida a uns sim e a outros não. A abertura nossa a essa graça é diferente, às vezes por culpa nossa e outras vezes por culpa de uma situação coletiva. A oração facilita a nossa abertura à graça divina.