O autor da pergunta continua:

E para refletir: qual é a única cidade que existe tanto na terra como no céu a não ser Jerusalém? Não existe Roma celestial, mas Jerusalém celestial, segundo a palavra de Deus.

A sua pergunta se refere provavelmente ao tema do papel do Papa na igreja. Ele mora em Roma e a sua aversão a essa função da Igreja Católica provavelmente influencia de maneira radical a sua visão. Jesus, obviamente, nunca esteve em Roma.

Em termos da Bíblia, sabemos bem que existem muitas referências a esta cidade, que era a cidade mais rica do Império Romano, com cerca de um milhão de habitantes no tempo de Cristo. Obviamente não era o centro da religião no tempo de Cristo. Esse centro era Jerusalém e é essa a cidade celeste ideal. Roma era o centro do Império, e como tal era uma meta desejada por Paulo (Atos dos Apóstolos 19,21; Romanos 15,22-24). Era um objetivo natural para o “apóstolo das gentes”. Ele chega na cidade e ali, como Pedro, morre. Uma referência a esta cidade provavelmente existe em Apocalipse 17,9-18, quando João fala da Besta e da Prostituta. A comunidade de João, diante da perseguição que o Império inflige aos cristãos, julga de maneira forte a capital do Império. Resulta fácil a comparação entre uma Jerusalém ideal, a cidade celestial, e a capital do Império, hostil aos cristãos das origens.

 

O Papa e Roma

Ele é, para a Igreja Católica, o representante de Cristo, a figura que une a Igreja, embora no decorrer da história foi causa de muita divisão, como ainda hoje. Todavia, creio que atualmente, a maneira como o Papa Francisco desempenha o seu serviço, em termos de ecumenismo, não merece nenhuma crítica, pois é caracterizada pela abertura aos outros cristãos e está continuamente tentando eliminar tudo aquilo que essa função pode ter como empecilho para o encontro entre as igrejas.

O papel do Papa, além do mais, não eterniza e nem diviniza a cidade de Roma. É uma cidade, capital da Itália, como qualquer outra. O Vaticano, inclusive, possui um governo separado da Cidade; é um país autônomo, embora seja muito pequeno.