Olá Andreia Fernandes Oliveira de São Paulo 

O que se entende por armadura de Deus?

Olhando o conjunto da carta de São Paulo aos Efésio, o texto que fala a respeito da armadura de Deus está colocado, na parte exortativa da Carta. As cartas paulinas seguem sempre a mesma dinâmica, tem como esquema as cartas que os antigos romanos escreviam, e que conservamos até hoje. Quando escrevemos uma carta temos uma orientação, a parte introdutória, o conteúdo as recomendações e a conclusão.

Em nosso caso estamos na parte exortativa de Paulo em sua carta. Ele se dirige aos Efésios, e muitas vezes usando a forma verbal do imperativo (serve para dar ordens) e indica: revesti-vos da armadura divina.

Paulo fariseu e conhecedor da lei judaica, utilizou muitos textos do Antigo Testamento para esclarecer a comunidade formada por grande número de judeus convertidos e conhecedores da dos livros sagrados. A compreensão da armadura de Deus, como sendo de uma luta espiritual, verdadeiramente vem dos textos do Antigo Testamento.

Por exemplo Isaías 11,5:

“A justiça será o cinto dos seus lombos e a fidelidade, o cinto de seus rins.”(Isaías 11,5) Bíblia de Jerusalém

Outro texto de Isaías 59,17, nos ajuda a entender o que Paulo quer dizer aos Efésios e hoje a nós:

“Vestiu-se da justiça como de uma couraça pós na cabeça o capacete da salvação, cobriu-se de vestes de vingança – como uma túnica – vestiu-se de zelo como uma capa.” (Isaías 59,17) Bíblia de Jerusalém.

No versículo 17 Paulo utilizou na construção de seu discurso a forma verbal do imperativo quando usa os verbos na forma imperativa, tomai, aceitai. Esta imagem Paulo aplica ao que acreditam em Jesus o filho de Deus. A salvação do cristão é obra de Deus em Jesus Cristo e por Jesus Cristo. Esta salvação que recebemos de Deus é a grande arma que possuímos nos embates de nossa vivência cristã. Deus nos dá o Espírito como grande arma na luta. O capacete da fé, a couraça divina nos protege.

Estas são armas defensivas. Existe uma arma ofensiva nela luta do cristão.

Na antiguidade a arma ofensiva era a espada. Qual é a espada do cristão para lutar. Que espada nos oferece o Espírito de Deus?

O final do versículo 17 dá a resposta: “a palavra de Deus” (rema Deós). A palavra de Deus é a espada.

É a palavra de Deus que ajudará o cristão na luta contra o mal e as tentações de abandonar a Deus e a sua palavra.

Concluindo: Tem sentido falar em armadura de Deus no tema do combate espiritual do cristão.