Olá Simone Rodrigues de Esmeralda - RS!

A sua pergunta coloca em debate uma questão controvertida. É o sábado o dia de descanso ou é o domingo dia de descanso que foi oficializado no Concílio de Laodicéia?

O que diz o Concílio de Laodicéia?

O concílio de Laodicéia se preocupa, com o grupos de “cristãos”,que passam a judaizar o sábado, observando o dia de sábado como sendo o dia de descanso.

A orientação conciliar é contundente e na literatura do concílio assim se encontra:

                "Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas sim trabalhar neste dia; devem honrar o dia do Senhor e descansar, se for possível, como cristãos. Se, entretanto, forem encontrados judaizando, sejam excomungados por Cristo." – (Conforme, Hefele, History of the Councils of the Church, vol. II, livro 6, sec. 93, pág. 318.

Se olharmos o que os Atos dos Apóstolos nos falam do dia de descanso e oração da comunidade encontramos em Atos 20,7:

“7 No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para partir o pão: Paulo devia partir no dia seguinte...” (Atos 20,7) Bíblia de Jerusalém.

O que seria este primeiro dia da semana: No texto de Atos fala do primeiro dia da semana judaica, que se tornou o dia de reunião dos cristãos (conforme Mateus 28,1 e 1 Coríntios 16,2).

Este primeiro dia da semana é o domingo que até hoje conservamos como dia do Senhor e de descanso. Com mais precisão, o início do sábado (para o judaísmo) acontece na sexta feira depois do pôr do sol, para os cristão do mesmo modo, o dia do descanso começa no sábado a tarde depois do pôr do sol, portanto primeiro dia da semana. O texto dos Atos dos Apóstolos confere com esta tradição.

Além do mais o dia do descanso para os cristãos passa ser o dia da ressurreição. Este é o dia que o cristão guarda como dia santo.