Olá Kauane Borges de Curitiba - PR!

Este Judas, de Atos 5,37, é o filho de Ezequias, oriundo da Galiléia, não é o mesmo do Judas Iscariotes, oriundo da Judéia e traidor de Jesus.

Judas, Galileu, de Atos 5,37:

Pertence aos líderes das revoluções messiânicas que surgiram nos anos de 4 a.C até 6 d.C.

Estes lideres messiânicos apareceram em diferentes regiões da Palestina do tempo de Jesus. Neste período governava a Judéia um dos filhos do rei Herodes o grande, chamado Arquelau. Imprimiu no seu governo uma violência desenfreada, que segundo as narrativas de sua posse, durante os festejos da Páscoa em Jerusalém, neste dia massacrou três mil opositores na praça diante do Templo. Os romeiros que tinham ido a Jerusalém e que presenciaram a violência deram o alarme em toda a Palestina. Revoltas conduzidas por líderes messiânicos deu início, e massas populares se uniam a estes líderes. O discurso messiânico deste líderes se apresentavam como Reis e Messias: Assim foi com o líder messiânico: Judas, filho de Ezequias, no norte da Palestina na Galiléia. Assim foi com Simão um ex- escravo de Herodes na região da Pereia passando o Jordão ou com Atrogenes simples pastor da Judéia.

O povo cansado de tanta opressão seguia estes líderes messiânicos em massa, motivados por promessas de Deus e com as tradições antigas. Estas revoltas populares foram reprimidas passo a passo pelos romanos. Arquelau foi deportado da Palestina, pelos romanos e na capital Jerusalém foi capturada e dois mil revoltosos e crucificados. Na galileia sua capital destruída, Séforis e a população escravizada.

Judas Iscariotes aparece em Atos dos Apóstolos 1,16-20

Judas foi um dos 12 apóstolos que foram escolhidos Jesus Cristo. Conhecemos sua história, que no Evangelho apresenta Judas como o traidor. Ele vendeu Jesus as autoridades por 30 moedas de prata.

Judas nasceu em Kerioth, na região da Judeia diferentemente dos outros apóstolos que nasceram na Galiléia.

Sua filiação está ligada a Simão seu Pai. Foi um dos primeiros escolhidos por Cristo. Por ter melhor conhecimento nas letras e números tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos, foi designado para cuidar do dinheiro comum. Foi trapaceado pelos sacerdotes que em troco de 30 moedas de prata, entregou a Jesus, naquele tempo correspondia ao preço de um escravo.