Alexia Liane de São Paulo - SP!

Encontramos o título filho do homem, para Jesus em vários livros da Bíblia. No livro de Daniel (Daniel 7,13), no evangelho de Mateus (Mateus 8,20) ou no último livro da Bíblia em apocalipse 1,13.

Este título de Jesus como filho do Homem aparece em particular nos evangelhos, com exceção de Atos 7,56; Ap 1,13 e Ap 14,4.

Jesus aplica este título filho do homem a si mesmo, para descrever suas humilhações, (Paixão e Morte) ou em outros lugares dos evangelhos para anuncia seu triunfo escatológico na ressurreição.

O título de Jesus como "Filho do homem" mostra a humanidade de Jesus, Sua identificação com as criaturas de maneira universal. Ele seria igual em tudo aos homens, menos no pecado. Deveria como qualquer ser vivente, buscar seu sustento, mas seus gestos sua pregação traziam uma verdade divina da construção de uma nova humanidade, segundo os designíos divinos. Sua vida foi um desafio em seguir o plano de seu Pai para salvar a humanidade afastada de Deus.

Lendo a carta aos Hebreus encontramos respostas para a pergunta do porquê o Filho do homem é aplicado a Jesus.

Cristo é considerado o Filho do Homem porque:

1. Ele "provou a morte por todos" (Hb 2,9);

2. Sua vida e anuncio foi para aniquilar "o que tinha o império da morte”, isto é, o diabo" (Hb 2,14);

3. A sua filiação humana levou a morte "para expiar os pecados do povo" (Hb 2,17);

4. E ainda podemos firmar que veio em "socorrer a todos os que são tentados", ele mesmo venceu a tentação de satanás no monte da quarentena. Hb 2,18).

Ele é chamado Filho do Homem porque Ele é superior a todas as obras das mãos de Deus, tornou-se o filho primogênito de Deus e herdeiro de todas as coisas de acordo com os designíos divinos. Jesus, o filho do homem reinará até que todos os inimigos sejam colocados sob os Seus pés, e Ele seja aclamado o "Rei dos reis e Senhor dos senhores".