Não sei bem o que você entende por "fazer prática". Posso ler como "colocar em prática" ou como "ler" a Palavra de Deus.

Colocar em prática a Palavra de Deus não é fácil, mas é algo a que todos estamos chamados. Todavia é necessário prestar atenção, deixar o espírito agir, discernendo qual é a vontade de Deus. De fato, a Bíblia é um livro complexo e nela há textos difíceis de interpretar. Uma leitura fundamentalista pode provocar estragos na vida das pessoas, pode conduzir a interpretações radicais que nada tem a ver com a vontade de Deus. Se você quer colocar em prática a vontade de Deus mostrada na Bíblia, comece pelo mais evidente: amando o próximo! Ame e faça o que quiser.

Se, invés, você está nos interrogando sobre um método de leitura bíblica, temos alguns conselhos que podem ser úteis. Há vários modos de ler a Bíblia, alguns destinados a todos e outros a pessoas mais dedicadas. Todos podem abrir a Bíblia e ler as passagens. Não tudo será claro, mas alguma coisa sempre se aprende. Quem sabe, melhor de tudo, começar lendo algum dos evangelhos e depois Atos dos Apóstolos. Em seguida, algum livro do Antigo Testamento que contam a história do povo de Deus (veja outras sugestões nesse link).

Se você tiver chance de ter uma edicão de estudos da Bíblia, com bastante notas (introdução, rodapé, etc), pode ajudar a leitura com essas observações. São muito úteis e iluminam a interpretação.

Se não for possível dedicar-se ao estudo mais profundo do texto, ignore aquilo que não consegue entender e acolha no seu íntimo as coisas claras. Há princípios de leituras que deveríamos ter sempre presentes.

Uxistem vários métodos que podem ajudar na leitura. Um deles é muito simples: leia o texto uma primeira vez; anote as coisas que não entende; sublinhe as coisas que lhe parecem mais importantes; volte a ler o texto (veja aqui um vídeo com alguns conselhos).

O mais importante é não abandonar a leitura da Bíblia por que parece difícil. Há sempre alguma mensagem que pode ser atuada na nossa vida. A medida que lemos, nos familiarizamos com aquilo que diz e a nossa mente se abre.