Não tem um livro bíblico que fala somente da semana santa.

A semana antes da Páscoa, dita "semana santa" é uma convenção liturgica que se criou graças ao preceito de "fazer memória" dos eventos ligados à paixão, morte e ressurreição de Cristo. Por isso temos uma semana especialmente dedicada à recordação dos últimos dias da vida de Jesus, principalmente o tríduo pascal, isto é: a quinta-feira santa, em que se lembra a última ceia de Jesus com os discípulos, a sexta-feira, recordando o sua crucificação e o sábado&domingo, dia da sua ressurreição.

Esses fatos, na Bíblia, são contados pelos 4 evangelhos. Cada evangelista reserva uma parte da sua obra aos eventos da páscoa, começando da entrada de Jesus em Jerusalém, celebrada no domingo de ramos, o domingo antes da páscoa.

  • Mateus: No capítulo 21 conta a entrada messiânica em Jerusalém e a partir do capítulo 26 a paixão e a ressurreição.
  • Marcos: a entrada triunfal em Jerusalém é contada no capítulo 11 e a partir de 14,1 narra-se a conspiração contra Jesus, sua morte e ressurreição.
  • Lucas: em 19,28-40 encontramos o texto sobre a entrada em Jerusalém; os fatos da paixão estão a partir do capítulo 22 e a ressurreição a partir do capítulo 24.
  • João: em 12,12 inicia a narração dos fatos que levaram à morte de Jesus, com a entrada em Jerusalém. No capítulo 13 encontramos o Lava-pés, isto é, a última ceia e, a partir de João18, a paixão. A ressurreição é contada no capítulo 20.

Os primeiros escritos, em termos de cronologia da redação, que falam da morte e ressurreição de Cristo não são os evangelhos, mas sim as cartas de Paulo, que foram escritas cerca de 30 anos antes dos evangelhos. Todavia Paulo não conta a história de Cristo, como fazem os evangelhos, mas apenas acena aos fatos que aconteceram com Jesus. A recordação mais significativa se refere à última ceia, como lembrada em 1Coríntios 11,23-26.