Olá Jorge Mateus Carvalho dos Santos do Rio de janeiro - RJ

Seria muita pretensão dar uma opinião fechada sobre o modo de vestir dos Pastores, no momento do serviço religioso.

Cada denominação ou Igreja, com o andar dos a nos vai se adaptando a realidade, e seus representantes religioso, no serviço sagrado, passam a se vestir conforme a Igreja que representa aprova.

Do meu ponto de vista, e baseando-me no que a Palavra de Deus nas escrituras diz, o que determina e orienta atitudes no vestir dos pastores, ministros, etc. é o bom senso.

Um Pastor no serviço sagrado deve trajar-se de forma digna e que não descaracterize seu ministério. Não teria sentido nenhum, um pastor em uma comunidade de periferia onde as pessoas passam necessidade vestir-se ostensivamente, causando constrangimento aos que vem prestar culto a Deus na comunidade. Deus não aprovaria uma atitude deste porte.

Olhando o livro do Êxodo vemos a preocupação de existir instruções com respeito as vestimentas dos que oficiavam rituais no templo.

Olhando em Êxodo 39,27 aparecem orientações para as vestimentas sacerdotais:

“Fizeram também para Arão e seus filhos, as túnicas tecidas de linho fino, o turbante de linho fino, os barretes de linho fino, os calções de linho fino retorcido, e o cinto de linho fino retorcido, de púrpura violeta e escarlate, de carmesin, como Iahweh havia ordenado a Moises”. (Êxodo 39, 27) Bíblia de Jerusalém.

Assim existe desde o Antigo Testamento, uma preocupação com a vestimenta daqueles que estão a serviço do sagrado no Templo.

Perpassando a história da humanidade vemos que nunca se caiu no outro extremo de usar vestimentas ridículas. Os representantes do sagrado usam vestes que indicam o ministério que são responsáveis.

Concluindo:

A vestimenta do pastor do ministro, do responsável da comunidade, não deve ser de tal forma luxuosa que constranja ao que vem na Igreja cultuar a Deus. Tiago em sua carta é duro em suas palavras: Tiago 2,2-4:

2“Assim pois se entrarem em vossa reunião duas pessoas, uma trazendo um anel de ouro, ricamente vestida, e a outra pobre, com suas roupas sujas, e derdes atenção ao que traja ricamente e lhe disserdes: “senta-te aqui neste lugar confortável”, enquanto dizeis ao pobre; “Tu, fica em pé aí”, ou então: “Senta-te aí abaixo do estrado dos meus pés”, não estais fazendo distinção em vosso coração? Não vos tornardes juízes com raciocínios criminosos? (Carta a Tiago 2,2-4) Bíblia de Jerusalém.

O Apóstolo recomenda o uso de roupa que não cause constrangimento, ao pobre que é desfavorecido pelos homens mas preferido de Deus.