Olá José Jorge de Sousa Carvalho de Santo André - SP!

Penso que para melhor entender o sentido do versículo 29b é o da leitura de todo o versículo e mesmo do capítulo 8 de Paulo aos Romanos. Olhemos para o versículo 8,29:

“Porque que os que de antemão ele conheceu, esses também predestinou a serem conformes a imagem do seu filho, a fim de ser ele o primogênito entre muitos irmãos.”(Romanos 8,29) Bíblia de Jerusalém

O lugar de primogênito entre muitos irmãos é Cristo que ocupa.

O apóstolo Paulo é muito incisivo quanto a isto, e seguidamente fala de seu lugar na obra da salvação, Cristo para ele é tudo, e tudo deixou desconsiderando as coisas insignificantes.

No versículo 8, 29b de Romanos Paulo indica o designo de Deus que predestina os seus escolhidos para serem semelhantes a imagem de seu filho Jesus. Paulo ainda complementa, foi para que seu filho único não estivesse sozinho em desfrutar os privilégios da filiação divina, que ele se tornou primogênito. Cristo é a cabeça, o primogênito de uma multidão de irmãos. Nesta companhia que os eleitos passaram a ter, em Cristo e por Cristo tornaram-se também eles filhos de Deus.

Concluindo:

Cristo é associado ao título messiânico de primogênito, titulo esse usado também pelos rabinos como “diletíssimo” estando assim ligado a criação, a ressurreição dos mortos e a glória futura.

Consulta:

  • CRANFIELD, C.E.B., Carta aos Romanos, Grande Comentário Bíblico, Paulina, São Paulo, 1992, pág. 198-202.
  • SCHLIER, Heinrich, La lettera ai Romani, Paideia Editrice Brescia, 1982, pág.448-450