Olá Wildes Francisco Alemão de Jaboatão dos Guararapes - PE!

No Novo Testamento não encontramos referências claras da importância de seu ministério.

Mas podemos cogitar a partir das citações que envolvem este personagem. Seu trabalho atividades apostólicas indicam a importância de trabalho. Vejamos os textos: Em Filemon 1,1-2

“Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a Filemon, nosso muito amado colaborador, à nossa irmã Ápia, ao nosso companheiro de armas Arquipo, e à Igreja que se reúne na tua casa.” (Filemon 1,1-2) Bíblia de Jerusalém.

Em Colossenses 4,17 está escrito:

E dizei a Arquipo: "Atende ao ministério que recebeste do Senhor, cumprindo-o bem". (Colossenses 4,17) Bíblia de Jerusalém.

Na tentativa de entender estás duas citações que aparecem o personagem Arquipo na literatura Paulina. A primeira citação em Filemon mostra a importância de seu trabalho, “Igreja que se reúne na tua casa”. Outra está na descrição de abrir sua casa para os cristãos se reunirem, mostra certa liderança que ele exercia no lugar. O abrir a casa, significa acolher as pessoas, dispor da casa para se transformar em lugar de pregação e dar os primeiros passos para o início da comunidade.

Outra indicação aparece na citação de Paulo: “ao nosso companheiro de armas Arquipo”. Alguns autores de comentários das cartas paulinas falam que possivelmente Arquipo seria uma velho conhecido de Paulo ainda da escola de Gamaliel em Jerusalém, e posterior serviço ao Templo de Jerusalém junto com Paulo na perseguição aos cristãos. Este conhecimento que Paulo possuía de Arquipo, ajudou no trabalho missionário.

Concluindo:

Arquipo seria portanto uma liderança respeitável na cidade de Colossos, na chamada Frígia na região central da Anatólia. Atualmente faz parte da Turquia.

Torna-se companheiro de evangelização de Paulo, transformando sua casa em lugar de pregação e oração da comunidade nascente seguindo um ministério determinado por Paulo seu companheiro.