Olá Fabiula Biazus de Maceió - Al!

Os nomes de Janes e Jambres citados na carta de Paulo a Timóteo em uma investida contra os falsos pregadores, são nomeados apenas por Paulo. Ele compara os mágicos egípcios que combateram Moisés com os falsos pregadores nas comunidades que quer combater.

Os nomes de Janes e Jambres no Antigo Testamento.

Não encontramos esses nomes citados nos livros do no Antigo Testamento. O conhecimento que temos destes nomes vem da citação de Paulo em 2 Timóteo 3,8:

"Do mesmo modo como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, assim também estes se opõem a verdade; são homens de espírito corrupto, de fé inconsistente." (2 Timóteo 3,8) Bíblia de Jerusalém.

 

Paulo em seu discurso contra os falsos pregadores os comparou com “Janes e Jambres” utilizando como argumento, o fato citado no livro do Êxodo, onde Moisés se defronta com os dois mágicos, que seus nomes não são citados. Vejamos o episódio de Êxodo 7,11:

“Faraó, porém, convocou os sábios e os encantadores de cobras. Ora, também eles, os mágicos do Egito, com suas ciências ocultas, fizeram o mesmo. (Êxodo 7,11) Bíblia de Jerusalém.

Podemos observar que o nome dos mágicos “Janes e Jambres” não são citados em nenhum outro lugar da Bíblia a não ser por Paulo quando escreve a Timóteo. Podemos encontrar na literatura judaica diversas vezes no Talmude (livro sagrado dos judeus), no Targum (reunião de comentários aramaicos da Bíblia hebraica), noutros escritos rabínicos e em alguns de Qumran (estes conhecidos como "Manuscritos do Mar Morto").

Assim estes nomes e o fato bíblico citado na literatura judaica mostra-nos que no século I muitos manuscritos apócrifos circulavam com informações históricas dos tempos do AT e muitos cristãos estudiosos das Escrituras, como Paulo, usava-os brevemente como fontes seguras de dados memoráveis concernentes aos seus antepassados.

Isto prova que de forma nenhuma esta literatura deva ser rejeitada, mas lida e interpretada com bom senso, podendo nos ajudar na compreensão do fato bíblico.

Concluindo para entender o significado de Janes e Jambres!

 

São os que resistem a verdade da palavra de Jesus fechando suas mentes e corações tornando-se incapazes de conhece-la em plenitude.

 

Pesquisadores da palavra de Deus dizem que os personagens Janes e Jambres eram escribas do antigo Egito pertencentes a uma classe inferior de sacerdotes ligado ao serviço do templo . Tinham habilidades de encantar cobras e demostravam-se como seguidores da verdade. Assim estes homens considerados sábios foram aliados do Faraó nas investidas contra Moisés.

Paulo na 2 carta a Timóteo cita-os de forma profética, referindo-se a pregadores que surgiram, semelhantes a estes “mágicos enganadores egipcianos”, com discurso de fé enganosa e com mentes depravadas; resistentes e contrários ao plano de Deus para com a humanidade.