Sim, é a mesma pessoa. Paulo era natural de Tarso, onde hoje é a Turquia. Era uma cidade importante da região e muito ligada à Roma. Por isso, as pessoas que ali moravam tinham um nome romano, como é o nome "Paulus", que nós 'apotuguesamos para "Paulo". Ao mesmo tempo, Paulo era um judeu, da tribo de Benjamim, como ele mesmo diz. E como tal, tinha um nome judeu, que é o mesmo nome do primeiro rei de Israel, Saul, aportuguesado para "Saulo". Com o passar do tempo, usou-se sobretudo o nome romano do apóstolo dos gentios.

É importante notar que Paulo não conheceu Jesus. Jesus se revelou a ele na estrada para Damasco, quando ía perseguir os cristãos daquela cidade. Essa revelação mudou a sua vida. De radical praticante da lei judaica (era um fariseu), torna-se evangelizador dos povos (gentes, gentios), levando a mensagem de Cristo além das fronteiras da Palestina, morrendo em Roma.

Ele teria nascido por volta do ano 8 depois de Cristo. A sua conversão teria acontecido cerca do ano 35. De 46 a 55 realiza três viagens missionárias e, em seguida, é preso em Jerusalém. Depois de dois anos preso na Palestina, viaja para Roma (viagem como prisioneiro), onde morre, por volta do ano 65, decapitado.