Olá Gedinan Hezron Lima da Cunha de Retirolândia - BA!

Para responder a sua pergunta teremos algumas certezas sobre o itinerário, mas algumas dúvidas, pois a Jerusalém do tempo de Jesus foi destruída pelo general Tito a frente da “X Legião Fretense Romana” depois de um longo cerco a cidade no ano 70 conforme a profecia de Jesus “não permaneceu pedra sobre pedra”. A nova cidade de Jerusalém foi construída conforme a técnica romana de construção de cidades, havendo uma avenida central que cortava a cidade, com lojas comerciais, chamado o cardo e com vias laterais. O trajeto de Jerusalém nos dias de hoje segue este traçado da cidade de Jerusalém romana. Os Romanos trocaram até o nome de Jerusalém e passaram a chamar “Aelia Capitolina”. Este trajeto atualmente se chama via dolorosa com ponto de Partida na Escola Árabe, em frente à Escola Bíblica dos Franciscanos, seguindo o itinerário pelas ruas de Jerusalém.

Totalizam perto de 1200 metros não mais.

 

Buscando a verdade sobre o trajeto que percorreu Jesus com a cruz

Na atualidade se torna praticamente impossível estabelecer um trajeto preciso, por onde passou Jesus com a cruz até o monte Calvário. O traçado atual não se assemelha as ruas da época da ocupação Romana de Jerusalém com o nome de “Aelia Capitolina”. A cidade atual de Jerusalém está acima do antigo traçado da cidade e sem uma escavação arqueológica detalhada não conseguiremos chegar a Jerusalém do tempo de Jesus. (primeira metade do século I d.C.). E tem mais se este trabalho fosse realizado ainda permanecerão muitas dúvidas e questões. Citamos algumas:

- De onde saiu Jesus com a Cruz a caminho do Calvário? (Não existe um consenso comum entre os estudiosos).

- Qual o lugar que vamos colocar o Pretório, que segundo a narrativa do evangelho se realizou o Julgamento de Jesus diante do procurador romano Pôncio Pilatos. (muitos estudiosos têm dúvidas)

- A tradição protestante localiza o lugar da crucificação e ressurreição de Jesus, no local chamado Tumba do Jardim (parte árabe de Jerusalém), que segundo estudiosos ingleses é o autêntico sepulcro de Jesus. Se aceitarmos esta ideia, a distância modifica.

 

Minha experiência vivendo ao lado da via dolorosa

Vivi praticamente 6 anos de minha vida na Escola Franciscana de Estudos Bíblicos, localizada no início da Via Dolorosa. Este é o trajeto atual do início do caminho de Jesus até o Gólgota (hoje está dentro do Santo Sepulcro), fiz centenas de vezes). Todas as sextas feiras às 15 horas se realiza a via sacra dirigida pelos padres franciscanos por este caminho, sendo acompanhada por muitos grupos de peregrinos que visitam Jerusalém. Os grupos não deixam de perder este acontecimento semanal. Nós que vivíamos nas dependências da Escola Bíblica sempre participávamos, pois era uma oportunidade de encontrarmos brasileiros que visitavam Jerusalém.