Olá Valdir Almeida de Colombo - PR!

A pergunta está entre as curiosidades Bíblicas. Não possuímos dados escritos na Bíblia sobre a altura do Monte Sinai e o que mais atrapalha, existem dúvidas dos estudiosos quanto a localização do Monte Sinai.

Assim além da ausência de um versículo no livro do Êxodo que fala da altura, teremos que optar pela localização do monte Sinai, na península Sinaítica, indicada pelos estudiosos.

 

O Monte Sinai

É o nome dado ao Monte e o deserto em torno em que Moisés recebeu a lei divina. Encontramos dificuldade em sua exata localização e muitos confundem com o monte Horeb falado em outras tradições bíblicas.

 

O Monte Sinai na atualidade

O monte Sinai se designa a Montanha de Deus, sendo ele um grande maciço rochoso chamado Dyébel Mousa (2.245 metros de altura) localizado na península Sinaítica.

 

Fatos Bíblicos acontecidos no Sinai

  • Deus revela seu nome a Moisés (Ex 3)
  • Deus faz aliança com seu povo saído da escravidão do Egito. (Ex19-40)
  • Deus propõe novos princípios de vida social e religiosa (Num 1-10)

 

Como subir a pé o Monte Sinai (minha experiência)

Para muitas pessoas subir o Monte Sinai é desafio e sonho que vai perseguindo os que leem e estudam a Bíblia. Para mim não foi diferente. Participando de uma peregrinação Bíblica ao monte Sinai com um grupo der pessoas.

Chegamos ao Mosteiro de Santa Catarina a tarde do segundo dia de Viagem partindo de Jerusalém. Num lugar a parte do mosteiro de Santa Catarina existem quartos com camas em situação precária, que servem de abrigo para os peregrinos. Cada um teria que se ajeitar, com o que trouxe. Saco de dormir e a alimentação de excursão. Frutas, bebidas, pão e alguns enlatados.

No outro dia pelas duas horas da madrugada se iniciaria a subida, aproveitando o frescor da noite e no nascer do Sol queríamos estar no topo da montanha (6 Km em íngreme subida) apreciar as cores avermelhadas das montanhas. Tudo aconteceu conforme o previsto e no topo da montanha o grupo ainda teve um momento de oração e encontro com Deus. Depois a descida que foi mais rápida. Sobram poucas palavras para descrever a experiência e os momentos indescritíveis da subida a pé a montanha de Deus.

A visita ao mosteiro Santa Catarina, capela, biblioteca e outras dependências também é algo incomum.

Foto aerea do Monte Sinai.

 

 

 

 

 

Consulta:

PAPAIOANNOU, EVANGELOS, The Monastery of St. Catherine - Sinai, edited by St. Catherine's Monastery, 1976.