Na Turquia, em Göbekli Tepe, os pesquisadores encontraram um complexo arquitetônico que poderia ter inspirado a narração bíblica do Gênesis: uma colina fértil que já na Idade da Pedra era um centro sagrado dedicato ao culto de uma serpente, próximo à gruta na qual teria nascido Abraão.

A descoperta é particular por que mostra que nove mil anos antes de Cristo havia um núcleo social capaz de dar vida a edificações que testemunham uma religiosidade viva e com esquemas já bastante complexos. Caçadores semin-nômades construiram santuários de dimensões consideráveis dedicados à divindades com formas animais, em especial a um deus que lembra a serpente do paraíso bíblico e que por isso poderia ter inspirado o narrador bíblico quando escreveu o famoso episódio da passagem do homem e da mulher pelo paraíso terrestre.

A região se encontra na atual parte oriental da Turquia, nas alturas de Göbekli Tepe, próximo a Harran, mencionado na história dos patriarcas. A região está ainda próxima dos montes Tauro e Zagros, que há 10 mil anos, quando terminou a última etapa glacial, se tornaram planaltos verdes, aos pés dos quais existiam planícies férteis.
Graças às mudanças climáticas os habitantes daquela zona aprenderam a cultivar uma área que pode ter ajudado a criar a imagem do jardim do �?dem. Tal imagem teria sido fixada na memória cultural daquela sociedade que a teria trasmitida aos autores bíblico.

A tese é defendia por Klaus Schmidt, diretor das escavações. Porém biblistas lhe contestam sublinhando que a história da Bíblia tem como base uma sociedade com agricultura desenvolvida e que, portanto, tem um contexto histórico bem mais recente. A essas objeções o arqueólogo Klaus rebate dizendo que já os habitantes de Göbekli Tepe tinham capacidades de cultivar uma agricultura capaz de produzir amplos espaços verdes, com muitas árvores frutíferas.

A favor dos biblistas tem também o argumento do ambiente original da palavra �??paraíso�?� (pairidaez, em persiano), que teria nascido no lugar onde Israel foi tido como prisioneiro, na Babilônia. Nesse período, por volta dos anos 500 antes de Cristo, teria sido escrito a maior parte dos textos sobre a criação.

A favor do arqueólogo, invés, há a formação geográfica da região da Turquia. Realmente existem muitos lá existem muitos rios, como no �?dem do Antigo Testamento. Além disso, segundo Ezequiel 28,14, o jardim de Adão e Eva se encontrava sobre uma monte sagrado. E também o texto bíblico diz que �??Deus formou o homem com argila e soprou em seu nariz o sopro da vida. E essa situação pode ser espelhada nas numerosas figurinhas de barro recentemente encontradas em Nevali �?ori, pouco longe do monte Göbekli Tepe.