Edilson de Contagem, em Minas, expõe de forma mais ampla a sua reflexão:

Não encontrei como expor meus comentários, mas vejo que tem muitos comentários que precisam ser avaliado pelos próprios comentaristas, pois o que o escritor respondeu é um estudo que está em outros escritos, fora da Bíblia. Deve se observar e se levar em conta que, por mais que for procurado na Bíblia, nós não vamos encontrar todas as respostas nela. Por isso é que temos que recorrer a vários livros de estudos, histórias bíblicas e muito mais. Não é simplesmente ler a Bíblia e pensar que teremos a resposta pra tudo. Ao contrario, não deveríamos nem mesmo fazer as perguntas se não vamos acreditar nas respostas. Independente disso, é nescessário que buscamos varias fontes de informações até chegar ao que for mais provável. Se não acreditamos em nenhuma, é porque temos as nossas próprias respostas.

Edilson, obrigado pela partilha. Concordo plenamente com a sua opinião. Também me dou conta que aqui no site muitos têm respostas prontas, coisa que tenho consciência de não existir. De fato, lendo certas respostas que dei há 10 anos, quando começou o site, hoje talvez responderia de maneira diferente.

Há vários modos de colocar uma pergunta, várias atitudes que estão por trás de quem pergunta. Posso fazer uma pergunta e revelar minha vontade de crescer, de aprender, de me confrontar. Outras vezes a pergunta é somente uma maneira de criar um espaço para afirmar o que penso, para convidar o outro para entrar na roda e quem sabe conseguir conquistá-lo para o meu partido. Acredito que aqui no site se traduz bem a realidade: há muitos que buscam um contato com a Bíblia, que querem aprender, que desejam deixar entrar a Palavra de Deus na própria vida. Há outros, invés, que acham que todas as respostas já foram dadas e que são sob o seu domínio. É necessário ter a humildade da escuta, seja para quem responde que para quem pergunta - e também para quem lê.

A Bíblia não é um livro fechado, morto, escrito há 2 mil anos... Ela é viva, se atualiza com a vida dos fiéis, com a interpretação que damos. Deus se revela na história, que continua se desenvolvendo.