O pastor e professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) foi homenageado por amigos, familiares, colegas, admiradores, alunos e ex-alunos, na sede da Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo/RS no final de abril, em ocasião do seu aniversário.

Schwantes estudou no Instituto Pré-Teológico de 1959 a 1965, percurso natural, na época, para o seguimento à Faculdade de Teologia da IECLB, concluída em julho de 1970. Aplicado nos estudos, destacou-se também como jogador de basquete. Defendeu tese de doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha, sobre �??O direito dos pobres�?�, finalizada em 1974. Retornou ao Brasil no mesmo ano, sendo indicado ao ministério pastoral da comunidade de Cunha Porã, Santa Catarina. Em julho de 1978, foi a São Leopoldo para lecionar a disciplina de Antigo Testamento na Faculdade de Teologia (hoje EST). Em 1987, transferiu-se para Guarulhos, São Paulo, onde assumiu o pastorado na comunidade evangélico luterana local e passou a lecionar Bíblia na Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo, hoje Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde trabalha no Programa de Pós-Graduação.
Além disso, Milton presta serviços à formação em várias faculdades brasileiras de Teologia. Dá assessoria a dezenas de entidades e grupos bíblicos de Leitura Popular da Bíblia. �? incansável motivador da formação de novos/as biblistas brasileiros/as e latino-americanos/as. Publicou centenas de artigos e é autor de dezenas de livros.

Nesses seus anos de vida, dedicou 32 ao seu ministério e 28 como professor. Sua dedicação ao ecumenismo, à teologia da libertação, à Leitura Popular da Bíblia, à Bibliografia Bíblica Latino-Americana, à RIBLA, Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, fazem de Milton Schwantes um biblista e exegeta, pastor e orientador, reconhecido em todas as áreas, dentro e fora do Brasil.

A comemoração não ficou restrita a palavras. A Editora Oikos lançou, na ocasião, o livro Profecia e Esperança: um tributo a Milton Schwantes, reunindo a contribuição de 31 autores e autoras, da América Latina e Europa, que escreveram artigos em reconhecimento ao legado do biblista (ver detalhes)

Entre os participantes estava o reitor da EST, Lothar Hoch, referiu-se a Milton Schwantes como "pastor, professor, profeta e pregador". Agradeceu a Schwantes pelos anos de dedicação à EST, onde ministrou, de 1978 a 1987, a disciplina de Antigo Testamento. Hoch disse que durante o tempo em que trabalhou com Schwantes na EST ficou claro que seria necessário "reparti-lo" com outros centros de formação, igrejas e contextos. "Não podíamos prender você aqui, e mesmo que quiséssemos você não o permitiria. Mas estamos muito felizes que a passagem dos seus 60 anos ocorra neste pedaço de chão onde estão muitas de suas raízes", sublinhou.

Representando a UMESP, o professor Lauri Wirth fez menção ao título acadêmico Doutor Honori Causa, concedido a Schwantes em 2002 pela Universidade de Marburg, Alemanha, quando o biblista foi chamado de "construtor de pontes" entre o Sul e o Norte. Em nome do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), o pastor Ervino Schmidt sublinhou o trabalho incansável do homenageado na interpretação contextualizada de textos bíblicos. "Schwantes nos lembra que a Palavra de Deus tem dimensões políticas e olha para as dores do povo latinoamericano", frisou.

O irmão do aniversariante, �?dio Schwantes, recordou momentos "nem sempre agradáveis", em que teve de cuidar do pequeno Milton. "Lá em Lagoa dos Três Cantos (cidade onde moravam) não tinha fralda descartável, empregada e eu tive que fazer todo o trabalho no lugar da irmã que não tivemos, mas foram momentos de intenso convívio", relatou. O vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Homero Pinto, destacou as contribuições do homenageado para o movimento ecumênico, o que fez com que a IECLB se tornasse mais conhecida no país e na América Latina.

Representando o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e os autores de "Profecia e Esperança: um tributo a Milton Schwantes", Luiz José Dietrich mencionou o trabalho do professor voltado ao ecumenismo e à Leitura Popular da Bíblia, "que nasceu em fidelidade aos pobres". Em nome das autoras do livro, Lúcia Weiler disse que Schwantes é um "sábio mestre da Bíblia, do povo e das academias".
Natural de Carazinho, interior do Rio Grande do Sul, Milton Schwantes é o irmão mais moço de Norberto, Arlindo e �?dio. Ele perdeu o pai aos 5 anos de idade, quando veio com a mãe para Nova Petrópolis e, meio ano mais tarde, a São Leopoldo.


CEBI - Carlos e Isolde Dreher, Erny Mugge e Iria Hauenstein