Então minha pergunta é: é correto ir atrás de pessoas que tiveram anos de igreja e possuem um bom conhecimento bíblico? Ou realmente devo deixa-lás seguirem seus caminhos, sem me preocupar, até que elas, por si mesmas, decidam voltar? Cite textos bíblicos para a resposta por favor, de preferência mais de um.

A sua pergunta é bastante estranha e podemos somente dar algumas pistas para a reflexão. O fato de ter ouvido um pastor falando assim certamente desmascara muitas atitudes não corretas dentro do cristianismo, sobretudo dentro das igrejas que nascem hoje em dia. Não é fácil aceitar a tradição, o percurso feito pelos nossos antepassados, a sabedoria dos mais velhos. Todavia, só podemos ir para algum lugar se tivermos consciência de onde viemos. Por isso, o nosso passado é fundamental, é a base para o nosso progresso. Tentar ignorá-lo, rejeitar é uma atitude errada.

Aplicando esses princípios à sua pergunta, não é possível não seguir os "macacos velhos", pois eles representam nossa história, o percurso que fazemos como comunidade. Ela não nasce do nada, mas cresce sobre fundamentos deixados por outros, que, como uma corrente, chegam no fundamento último que é Jesus. Pode ser que alguns elos da cadeia não sejam perfeitos, mas não podemos ignorá-los.

Do meu ponto de vista, sobretudo em relação ao percurso histórico da igreja cristã, tudo aquilo que ignora a história, seja local ou geral, não começa com o pé direito.

Outro aspecto importante é deixar-se perguntar por que pessoas com certa experiência se afastam de uma determinada igreja. Quem teria que ir atrás de quem?

Não sei que textos bíblicos poderiam servir para a sua reflexão. Concretamente não encontramos na Bíblia atitutes como essa que você menciona e por isso não há um texto que possa servir perfeitamente à situação. Convido os leitores do site a ajudar na sugestão de leitura e da reflexão.