Olá Lourival Anselmo da Silva de Duque de Caxias - RJ!

Quando se fala em Manasses e Efraim?

Na verdade seria responder pelo significado das 12 tribos de Israel. Para não lhe dar uma resposta muito longa e cansativa, em que os leitores desistam em meio caminho, darei na resposta o essencial sobre cada uma, a começar com a de Efraim objeto primeiro da pergunta. Deixamos de lado a descrição territorial de cada tribo, pode ser assunto de outra pergunta.

As 12 Tribos de Israel.

O nome das 12 tribos de Israel baseava-se no nome dos 12 filhos de Jacó. Portanto estes “doze chefes de família produziram “as doze tribos de Israel”. Depois aconteceu uma arrumação nas tribos. Jacó, o patriarca, abençoou os dois filhos de José do Egito, Manasses, o mais velho, e Efraim, o mais novo, e confirmou: “Efraim e Manasses, filhos de José tornar-se-ão agora também meus, serão iguais a meus próprios filhos, Rubem e Simeão.”

Na distribuição terras na Terra da Prometida, não havia uma “tribo” de José. Em vez disso, “os filhos de José”, Manasses e Efraim, eram consideradas e contadas como tribos distintas em Israel. Este fato não aumentou para 13 o número de tribos de Israel que receberam uma herança, pois os levitas, a serviço do templo não receberam uma herança de terra. Eles ministravam o santuário. Assim havia 12 tribos não-levitas em Israel.

Significado do nome Efraim.

Efraim: foi um dos filhos de José na narrativa bíblica. Nome hebraico significando "frutífero". Juntamente com a Tribo de Manasses, formou a Casa de José. Ocupava a área montanhosa, o que lhe dava proteção, porém também era extremamente fértil, o que lhe trouxe prosperidade, e continha os centros mais antigos da religião Israelita – Shechem e Shiloh. Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome Efraim a se tornar um sinônimo de todo o reino de israel.

Significado do nome Manasses.

Manasses vem do hebraico, significando "faz esquecer". Manasses foi o filho mais velho de José. Seu irmão era Efraim. Manasses formou também a casa de José.