Olá Letícia de Nova Iguaçu - RJ!

O significado de Glutonaria segundo nossos conceito, fala da tendência humana desregrada de se alimentar em demasia, em excesso. Até chamamos as pessoas que assim se comportam como “glutão”.

Mas o uso desta palavra vem de muito longe, já os romanos se entregavam as glutonarias em seus festins.

Na Bíblia encontramos muitas vezes, e religiosamente a classificamos como um dos vícios capitais. A conceituação bíblica de glutonaria aparece na carta de são Paulo aos Gálatas. Vejamos em Gálatas 5,16,21:

16Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.

17Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

18Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,

20a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

21as invejas, as bebedices, glutonarias (as orgias), e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

22Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. (Carta aos Gálatas 5,16-21) Bíblia Almeida.

As obras da carne vem contrapondo a obra do espírito, que para Paulo é uma só o amor. Paulo usa muito este expediente, na apresentação de suas ideias. Ele contrapõe conceitos, ideias, jogando uma contra outras segundo características próprias da literatura de sua época, e no final conclui com seu pensamento.

Lendo os comentários, grande parte deles coloca, que Paulo usa o expediente da literatura grego-romana, que utilizava muito os catálogos dos vícios e virtudes, e esta enumeração de 15 obras da carne que aparece em Gl 5,19-21 é um exemplo. Cito uma passagem de um trabalho que fiz sobre Catálogos de vícios e virtudes ali aparece 15 conceitos em 4 grupos:

1 - Paixões sexuais (fornicação, impureza, licenciosidade);

2 - Falta de fé em matéria religiosa: (idolatria – feitiçaria);

3 - Falta de fraternidade: (inimizades...intrigas);

4 - Intemperança: (bebedeiras e glutonarias (orgias)

Concluindo, deste ensinamento Paulino que aparece em Gálatas, acredito que o principal na vida do cristão é construir a obra do espírito que é o amor. As obras da carne mais abundantes chegando a 15 segundo Paulo, devemos evitar. Neste texto não é o principal fixarmos se uma tradução colocou uma obra da carne a mais ou menos, mas nossa luta constante com a ajuda do espírito de Deus e evitar as obras da carne e nos aproximar da obra do Espírito.