Olá Francisco Martins de Juazeiro do Norte - CE!!

Neste primeiro domingo do Advento iniciamos o ano litúrgico C? Muitas perguntas ouvimos com respeito do ano C, para a distribuição das leituras bíblicas nas celebrações. É bom termos conhecimento do porquê dos anos litúrgicos A, B, C, e as leituras Bíblicas que são próprias.

As leituras Bíblicas que ocorrem nas celebrações caracterizam-se com o chamado ano Litúrgico criado para acompanharmos através das leituras dos textos bíblicos (evangelho e outros livros) a vida de Jesus em ordem cronológica do nascimento até a ascensão aos céus. Assim ouvimos nas celebrações textos que falam do anúncio do Messias, da encarnação, de seu ministério público com milagres, do chamado ao discipulado, discursos, parábolas até culminarmos com morte e ressurreição nos preparando para a Parusia, ou seja, do Cristo Rei do Universo no final do ano litúrgico. A ideia desta distribuição de textos bíblicos ao longo de 3 anos tem como objetivo se ter uma visão e leitura de toda a Bíblia.

 

O significado das letras dos anos litúrgicos A, B e C:

O rito romano, utilizado nas celebrações da Igreja católica possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos perpassando os domingos e as solenidades. A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C.

  • No ano “A” a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus;
  • No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos;
  • No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas.

Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades, para este evangelho não existe um ano litúrgico.

 

Como é calculado o ano litúrgico:

Muito simples apenas somando os algarismos do ano. O ano em que a soma dos algarismos for um número múltiplo de 3 é do ciclo C.

2016 = 2+0+1+6= 9. 9 é múltiplo de 3, então 2016, o ano litúrgico será ano C. Assim o ano de 2017 será o ciclo A, e o ano de 2015 foi o ano litúrgico B e 2016 = 2+0+1+6 = 9 múltiplo de 3 será  ano C. Não existe erro! É fácil