Vejo que esta questão tem criado alguma polêmica entre as pessoas que leem a Bíblia. A escolha de Matias é narrada por Lucas em Atos dos Apóstolos 1,15-26. Pedro apresentou o problema e sugeriu que para o lugar do defunto Judas fosse escolhido um "dentre esses homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio". Foram apresentados José dito Barsabás, e Matias. Fizeram, então, uma oração e "lançaram a sorte sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então associado aos onze apóstolos".

É provável que muitos associam esse método de escolha com os jogos e loterias que existem hoje. Essa associação não pode ser transportada para aquele período. Além disso, é preciso ter em mente que era um procedimento existente também no Antigo Testamento, isto é, era uma meneira usada para saber qual era a eleição de Deus (veja Êxodo 33,7 seguintes; 1Samuel 14,41 seguintes; Lucas 1,9).

Esse método foi mudado já na comunidade primitiva. Por exemplo, os 7 diáconnos foram escolhidos de forma diferente; foram indicados pela comunidade (Atos 6) e também Paulo e Barnabé, foram escolhidos como missionários depois da oração e do jejum (Atos 13).

Se a sorte hoje em dia é sinônimo de jogo que pode trazer tantas situações trágicas, é melhor não usar tais metodologias na igreja. O importante é a oração e a certeza de que Deus está acompanhando a comunidade, com suas escolhas.