Olá Hellen Hanna de Vila Nova!

A história de Davi e Bersabéia é um ensinamento forte e persuasivo. Mostra-nos que escolhas erradas podem trazer sofrimentos e consequências muito graves. Davi se apaixonou por Bersabéia, mulher de seu general Urias e casa com ela tendo filhos. A paixão de Davi por Bersabéia, foi o motivo principal do casamento de Davi com Bersabéia, foi uma paixão fulminante e de consequências desastrosas. Famílias são destruídas e tragédias aconteceram.

O marido de Bersabéia a mando de Davi sofre a morte e Bersabéia passado o luto vai coabitar com Davi, estava grávida e nasce o primeiro filho que morre, sete dias depois. O Rei Davi sofre duramente a perda e arrepende-se deste seu ato criminoso. Deus aceita o seu arrependimento e lhe concebe o perdão e Bersabéia concebe um segundo filho, nasce Salomão que agradou a Deus e tornou-se um grande Rei. O Templo de Salomão é obra de sua iniciativa.

O fato ocorrido com o Rei Davi e Bersabéia nos livros Bíblicos. O rei Davi cobiçou Bersabéia. No segundo livro de Samuel capítulo 11 encontramos esta história. Davi apaixona-se por Bersabéia, mulher de seu general Urias fato contado em 2 Samuel 11,2-3:

“2...E era muito bonita a mulher. 3 Davi mandou tomar informações sobre aquela mulher, e lhe disseram: Ora é Bersabéia, filha de Eliam e mulher de Urias, o heteu!” (2 Samuel 11,2-3) Bíblia de Jerusalém.

A decisão de Davi, após olhar para Bersabéia, foi errada ele mandou buscá-la e deitou-se com ela, cometendo adultério. Depois deste erro surgiram outros para encobrir este numa tentativa de esconder seu pecado. Bersabéia engravidou do Rei Davi. A morte do marido de Bersabéia A narrativa bíblica continua e fala que Davi organizou a morte de Urias colocando-o na primeira fileira da batalha para ser morto pelo inimigo. O fato aconteceu.

Olhemos o texto bíblico:

“15 Escreveu ele na carta: Coloca a Urias no ponto mais perigoso da batalha, para que seja ferido e venha a morrer. 16 Joab, que sitiava a cidade pôs Urias no lugar onde sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17 Os que defendiam a cidade saíram para atacar a Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E Urias, o heteu, morreu também.” “26 Logo que a mulher de Urias soube que o seu esposo, Urias, morreu, pôs luto. Terminados os dias de luto, Davi mandou buscá-la, e levou-a para a sua casa e a tomou por mulher” (2 Samuel 11, 16-17. 26) Bíblia de Jerusalém.

Mas o pagamento de Davi por este seu erro desposando Bersabéia, mulher do general Urias, não terminou ali, perde outros filhos e o que desejava ardentemente construir uma casa para seu Deus, foi executada por seu filho Salomão. Ele teve a honra de construir o Templo em Jerusalém que passou a ser chamado Templo de Salomão.