Olá Roberto Trindade de Manaus - AM!

Entender que a Arca da Aliança esteja no céu, não é a melhor interpretação.

O que sabemos da Arca da Aliança!

A Aliança feita por Deus com seu povo incluía que o povo deveria obedecer a lei de Deus apresentada nos dez mandamentos em tábuas de pedra. O povo não deveria esquecer seus compromissos.

A partir deste momento surge a Arca da Aliança, uma caixa ricamente trabalhada que guardava estas tábuas da lei.(conforme Ex 25,10-22).

A Arca da Aliança acompanhou o povo na entrada na Terra Prometida passando pelo rio Jordão. Com a construção do Templo de Salomão ali ela foi colocada na parte mais sagrada do Templo o Santo dos Santos. Ninguém podia ver a Arca da Aliança  somente o Sumo sacerdote uma vez por ano. Esta Arca ali colocada simbolizava a presença de Deus em meio o povo. A Arca tinha todo o respeito era símbolo das promessas divinas.

O desaparecimento da Arca.

Com a invasão dos povos inimigos em 586 a.C a Arca da Alinça e os objetos do Templo foram levados embora e desapareceram.

Uma crença muito antiga dizia que a Arca da Aliança reapareceria quando se restabelecesse o Reino de Deus sobre a terra.

Entendendo o que João diz sobre a Arca da Aliança!

Para João, o céu que ele narra é semelhante ao Templo de Jerusalém.

Afirmando que foi aberto o Templo nos céus ele está dizendo que está chegando o tempo do início do Reino de Deus. Ele agora vai manifestar seus planos para salvar a humanidade.

Quando João afirma que no Templo dos céus apareceu a Arca da Aliança” mais fortemente ele quer dizer que chegou a realização dos planos de Deus.

Sabemos que existe uma enorme distância entre Deus e o homem, mas acontece que a chegada do filho de Deus Jesus Cristo que toma forma humana, Deus passa morar conosco. Jesus veio participar de nossa vida e nos comprometendo com ele participamos de sua vida. Portanto não há mais necessidade da Arca da Aliança permanecer inacessível como no Velho Testamento. A Arca da Aliança esta em nós, somos habitação divina. Somos filhos de Deus e todo o ser humano merece respeito e consideração.

A Arca de Deus a Nova Jerusalém está em nós um mundo novo surgirá. O mundo conforme os designo divino.

Consulta:

RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996, pág.107-109.

DOGLIO, CLAUDIO, Apocalipse, Introduzione, traduzione e commento, Nuova Versione della Bibbia daí Testi Antichi, editora San Paolo, Torino 2012.