A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Qual livro da Bíblía fala sobre a infância de Jesus?

Pergunta de Leandro, Rio de Janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 27/10/2010


Leia mais sobre Infância de Jesus

Temos algumas notícias sobre a infância de Jesus somente nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Os outros dois não dizem praticamente nada sobre Jesus criança. Marcos fala da pregação de João Batista e, logo em seguida, descreve o batismo e as tentações de Jesus. João também não diz nada e, depois do capítulo sobre o Verbo e o anúncio de João Batista, começa já falando dos primeiros discípulos.

Mateus, no primeiro capítulo, fala da ascendência de Jesus. Depois descreve como José assume a paternidade do menino. No capítulo segundo conta que, depois de ter nascido em Belém, o menino recebeu a visita dos reis magos. Em seguida, para escapar de Herodes, a família foge para o Egito. Voltando do Egito, segundo Mateus, Jesus se estabelece em Nazaré. A partir do capítulo 3 o primeiro evangelho narra a atividade pública de Cristo, já adulto.

Lucas é o evangelista que dá maiores detalhes sobre a infância do Messias. Fala da anunciação do anjo a Maria, da sua visita à prima Isabel e dos primeiros passos do primo João Batista. No capítulo segundo, embora não mencionando os reis magos e nem a fuga para o Egito, conta detalhes do nascimento em Belém, da falta de lugares onde Maria pudesse dar à luz, dos pastores que se aproximam da mangedoura para dar glória a Deus. Lucas narra ainda a circuncisão do menino e a sua apresentação ao Templo, notando como os pais de Jesus cumpriram todas as prescrições da Lei presente no Antigo Testamento. É também Lucas que, na ocasião da apresentação ao templo, descreve o encontro da sagrada família com o velho Simeão e com a profetisa Ana.

Depois desse episódio Lucas diz: Voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. E o menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele (Lucas 2,39-40).

Além disso, o único episódio descrito a mais é aquele que aconteceu quando Jesus tinha 12 anos. Os pais de Jesus faziam uma peregrinação anual a Jerusalém, durante a festa da Páscoa. Jerusalém está a cerca de 180 quilômetros de Nazaré. Quando Jesus tinha 12 anos, durante a peregrinação, ele se perdeu. Finalmente os pais, depois de 3 dias, encontraram o menino no Templo, no meio dos doutores, escutando-os e interrogando-os.

Após esse episódio, antes de começar a narração do ministério de Jesus, Lucas 2,51-52 diz: Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens.

Se quer aprofundir esse tema, leia o artigo de Odalberto sobre a “O que Jesus fez dos 14 aos 30 anos?”

1118 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário