Olá Nilza Valeria Vieira Cortez do Rio de Janeiro

Pode se afirmar que o apostolo Pedro tinha sido Pescador de Profissão e não era analfabeto.

Quanto a profissão de Pedro:

Sabemos de ante mão que segundo a tradição judaica, o pai deveria ensinar a profissão ao filho. O Pai de Pedro trabalhava na indústria da pesca era um pequeno empresário, com empregados e certamente Pedro neste grupo também trabalhava. Eles viviam em Betsaída as margens do lago de Genesaré.

Quanto ao estudo de Pedro:

Pedro participou com os outros meninos de sua idade, na escola mantida pela sinagoga. Ali além de escreve e ler se aprendia a Religião e o conhecimento da Tora. Todas as Sinagogas possuíam uma escola.

Os pais contavam com o auxílio da sinagoga. O hebraico era língua sagrada, e usada apenas nas funções religiosas. Os meninos juntos com os outros meninos da vila aprendiam a Tora e a escrita e a leitura hebraica. O processo era a de repetição tantas vezes até decorar. O estudo permitia que os meninos, aos treze anos, fizessem o rito de iniciação chamado de Bar Mitzvah. Neste dia o menino, lendo e interpretando uma passagem da Escritura diante de sua comunidade, na Sinagoga demonstrava ter o discernimento necessário para tomar decisões. Pedro não foi diferente dos outros meninos do seu tempo, seguiu estes mesmos passos

Talvez Pedro fosse inculto.

Pedro certamente não era analfabeto. Não podemos querer comparar com o apóstolo Paulo, conhecedor do grego e da literatura escrita com esmero. Mas Pedro apesar de não ser letrado desenvolveu traços importantes da inteligência, como a retórica, o que o tornou um sublime pregador, muitas vezes arrebatando às multidões com seus sermões. O livro dos Atos dos Apóstolos atesta esta realização, apresenta seu discurso persuasivo e no final uma multidão de 3.000 pessoas recebe o Batismo. O evangelho de Marcos é considerado uma catequese de Pedro escrita, Marcos reproduziu por escrito o ensino catequético de Pedro. Pedro nos deixou 2 cartas: 1ª e 2ª Carta de Pedro que demonstram que ele tinha capacidade deescrever.