Olá João Carlos de Itapecerica - SP!

Paulo era judeu de nascimento, e também tinha o título de cidadão romano, titulo que foi comprado por seus pais, comerciantes bem sucedidos na cidade de Tarso na Cicília da Pisídia (atual Turquia). Portanto Paulo era um Judeu com cidadania Romana.

Paulo era judeu de nascimento.

Para responder a pergunta vamos utilizar o Novo Testamento que em muitas passagens fala desta sua dupla nacionalidade (se assim se pode dizer).

Uma passagem muito interessante que fala da vida de Paulo encontramos na Carta de São Paulo aos Filipenses, na qual contesta a atuação e a perseguição dos Judaizantes que acusavam veemente. Em Filipenses 3,4:

A carta aos Filipenses nos informa de Paulo: A filiação Judaica de Paulo, pais Judeus, foi circunciso ao oitavo dia, estudou a Lei.

“2 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão.3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.4 Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu:5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;”(Filipenses 3,2-7....) Bíblia Almeida.

A filiação Romana de Paulo: Cidadania Romana comprada.

Seus pais eram ricos comerciantes em Tarso na Cicília da Pisídia, e adquiriu o título de cidadão Romano. Paulo se valeu deste título em varias situações. Recordamos uma que aparece em Atos dos Apóstolos 22,25ss:

“25 Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado?26 Ouvindo isto, foi o centurião ter com o comandante e o avisou, dizendo: Vê o que estás para fazer, pois este homem é romano.27 Vindo o comandante, perguntou-lhe: Dize-me: és tu romano? Respondeu ele: Sim sou.28 Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.29 Imediatamente, pois se apartaram dele aqueles que o iam interrogar; e até o comandante, tendo sabido que Paulo era romano, atemorizou-se porque o havia ligado.30 No dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que ele era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou que se reunissem os principais sacerdotes e todo o sinédrio; e, trazendo Paulo, apresentou-o diante deles”. (Atos dos Apóstolos 22, 25-30) Bíblia Almeida.