Olá  Reinaldo Bento Silva de registro - SP!

A primeira mesquita de Meca foi mandada construir por Maomé. Sua pergunta fala em Abaao, penso que seja erro de digitação e queiras dizer Adão. Se for isso mesmo tem uma história narrada no final.

A Mesquita Sagrada e sua construção.

A Mesquita Sagrada ou em árabe transliterado Masjid al-Haram, ou  também Mesquita Al-Haram é o maior centro de peregrinação do mundo. Sua localização é na cidade de Meca, na Arábia Saudita, considerado pelos muçulmanos o lugar mais sagrado do Islamismo.

Tem uma dimensão de 86,8 mil metros quadrados.

A maior parte da mesquita é um gigantesco pátio a céu aberto. Podendo acolher 2 milhões de peregrinos de uma única vez.

A Caaba.

Na parte central do grande pátio esta a Caaba, que guarda o Hajar el Aswad (a "Pedra Negra"), sendo considerada  relíquia mais sagrada do Islã, muito pensam que seja um fragmento de pedra de meteoro caída dos céus, presente de Alá a humanidade.

A maior de todas as peregrinações acontece no mês sagrado do Hajj (peregrinação), se reúnem muçulmanos de 162 países 

Construção da primeira Mesquita:

Foi por ordem de  Maomé, o último profeta e o fundador do islamismo, que a primeira Mesquita foi construída tendo uma dimensão de 2 mil metros quadrados recebendo apenas alguns milhares de peregrinos.

Com o passar dos anos ela foi se ampliando cada vez mais. Hoje é o maior recinto religioso do planeta

Tradição Islâmica:

Uma tradição islâmica acredita que no local onde está a Caaba, centro do pátio, estivesse antes de tudo, um pequeno templo construído pelas mãos do próprio Adão da Bíblia que conforme narrativas islâmicas, após sua queda do paraíso, construiu para ser a morada de Alá na Terra.

Imagem: Mesquita Al-Haram em Meca dia de Peregrinação