Olá Marco Aurelio de Niterói - RJ

A resposta simples é não é o mesmo Herodes. O Herodes que mandou de capital a espada o bispo de Jerusalém Tiago menor, se chama Herodes Antipas. Este é um dos filhos do Rei Herodes o Grande (Pai).

O Rei Herodes o grande e seus filhos no governo da Palestina do tempo de Jesus.

Herodes o Grande recebeu do Império Romano, por serviços prestados ao Império o Titulo de Rei: Passou a se chamar Rei Herodes o Grande. (o título de Grande foi pelas obras grandiosas que empreendeu: Reforma do Templo, muros de Jerusalém, aquedutos, Herodium (Seu mausoléu) etc.). Conforme dissestes ele morreu logo depois do nascimento de Jesus foi rei efetivo de 37 a. C. até 4 d.C.

Herodes queria dividir seu Reino para os filhos, mas conseguiu para apenas 4 deles. A Judéia incluindo Jerusalém passa a ser governada por Arquelau (filho de Herodes com Maltace), este governou a Judéia por 9 anos depois foi exilado para Viena pelos imperador Romano. Devido a distúrbios sociais em Jerusalém inicia-se o regime de procuradores, até que em Herodes Agripa, outro filho de Herodes o Grande recebe o governo da Judéia .

4 a.C. - Morre Herodes; César Augusto divide o território: Arquelau recebe a Judéia, Herodes Antipas, a Galiléia e Filipe, a Ituréia e Traconites (Nordeste da Galiléia – Lc 3,1)

Complementando:

 A morte de Tiago menor.

O Rei Herodes Agripa no ano 42 d.C. mandou prendê-lo, em Jerusalém, Yiago o menor era Bispo, decapitá-lo e atirar os seus restos aos cães. Atanásio e Teodoro, seus discípulos, segundo a lenda levaram seus ossos para Espanha. Navegando sete dias chegaram às costas galegas de Iria Flávia, perto da atual vila de Padrón e Tiago foi enterrado em Libredunnum em 44 d.C. Com o temo e as invasões, a presença dos muçulmanos na península seu túmulo foi esquecido.

Fonte: www.abiblia.org/ver.php?id=8218