Olá Henschel de Belém - PA!

A resposta a sua pergunta, está na tradução que foi feita. Andei olhando as traduções de Bíblia que possuo em casa para pesquisa mais rápida, não possuo as Bíblias que tem uma grande biblioteca, e encontrei uma resposta. Ela poderá te ajudar.

Para palavra “rapazes escandaloso” o original fala em sadomitas, conforme o texto original que esta na Bíblia Hebraica. Ver I Reis 22,47.

Consulta:

BIBLIA HEBRAICA STUTTGARTENSIA, edd. Elliger K. – Rudolf W., Stuttgart 1977 , pág. 617

Na tradução Vozes encontramos em I Reis 22,47:

“Além disto eliminou do pais a prostituição sagrada, que tinha ficado do tempo de seu pai Asa” (I Reis 22,47) BibliaVozes, pág.405

Aqui o termo “rapazes escandaloso”, aparece como prostiuição sagrada.

Este mesmo termo podemos conferir em 1 Reis 14,24 e 1 Reis 15,12.

Na Bíblia Almeida encontramos a tradução de sadomitas por “prostitutos cultuais” já insinua que são jovens ou rapazes. (Conf. Almeida, pág.380)

Na Bíblia de Jerusalém a tradução de sadomitas passa a ser : “eliminou o resto dos prostitutos sagrados”.

Para “rapazes escandalosos” encontramos nos escritos de Ellen G, onde que esta citado também o livro 1 Reis 47. Mas não é citada a Bíblia, só o texto.

Assim está:

"Também desterrou da terra o resto dos rapazes escandalosos, que ficaram nos dias de seu pai Asa." I Reis 22,47. Bíblia utilizada por Ellen G.

Assim Henschel, a palavra “rapazes escandalosos”, ou prostitutos sagrados, ou prostituição sagrada é a tradução do português que foi dada pelos diversos tradutores ao texto original que fala emsadomitas. “Rapazes escandalosos” vem do grupo de homem e rapazes de Sodoma que queriam invadir a casa de Lot e abusar dos dois hospedes que eram anjos. Para outras passagens se entende que os santuários pagãos possuíam a prostituição sagrada realizada com mulheres e homens como parte dos rituais sagrados, (eram famosos os cultos da fertilidade na antiguidade) e que o Deus de Israel abominava. Não queria este tipo de culto. Nestes textos se fala que a prostituição sagrada nos santuários pagão, não era querida por Deus, embora o Povo de Israel sentia forte atração.