Está pergunta sugere muita discussão e não é direta da área bíblica.

Olha Alice a pergunta caberia bem na área que envolve a moral cristã. Embora a resposta esteja escrita na Bíblia, em especial nas Cartas Paulinas, encontramos orientações também nos evangelhos.

A pergunta sugere varias interpretações de alguns termos, por exemplo, penso que quando dizes confessar ao homem, imaginas que queiras dizer ao sacerdote.

Respondendo a pergunta aos católicos, digo que a pergunta implica em pecado contra o sexto mandamento de Deus, e para receber o perdão deverá ser confessado ao sacerdote, como bem sabes. Só assim receberás o perdão. É o que os católicos acreditam.

Na tua pergunta aparece o arrependimento e a disposição de não retornar ao mesmo erro. Está ótima a tua compreensão terás o perdão de Deus, através do sacerdote. Não gostaria aqui de entrar na discussão que esta pergunta sempre gera mesmo no meio católico, muitos não tem coragem em confessar seus pecados aos sacerdotes, e disparam um monte de acusações contra esta orientação.

Se você acredita na doutrina protestante, a resposta da pergunta será outra, pois aí não entra a questão do perdão de Deus concedido através do sacerdote, mas da confissão direta para Deus e o recebimento do perdão.

Penso que a primeira parte de tua pergunta já respondeste. Deus está sempre pronto a perdoar quando existem arrependimento e vontade de mudar. Quanto à segunda parte penso que deverás acreditar naquilo que já se dispuseste anteriormente a definir como ensinamentos para a tua vida. Isto é a fé da Igreja que você frequenta. Sem pretensão de dar-te uma resposta definitiva, fica em aberta a tua pergunta para comentários de leitores que queiram ajudar-te na resposta.