Quando cometemos o pecado de prostituição ( sexo antes do casamento) e nos arrependemos... se pedirmos perdão ao Senhor em não cometê-los mais, Deus nos perdoa? ou temos que confessá-lo ao homem?

Pergunta de Alice, Brasília / DF
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 16/04/2012


Leia mais sobre Sexo I Coríntios

Está pergunta sugere muita discussão e não é direta da área bíblica.

Olha Alice a pergunta caberia bem na área que envolve a moral cristã. Embora a resposta esteja escrita na Bíblia, em especial nas Cartas Paulinas, encontramos orientações também nos evangelhos.

A pergunta sugere varias interpretações de alguns termos, por exemplo, penso que quando dizes confessar ao homem, imaginas que queiras dizer ao sacerdote.

Respondendo a pergunta aos católicos, digo que a pergunta implica em pecado contra o sexto mandamento de Deus, e para receber o perdão deverá ser confessado ao sacerdote, como bem sabes. Só assim receberás o perdão. É o que os católicos acreditam.

Na tua pergunta aparece o arrependimento e a disposição de não retornar ao mesmo erro. Está ótima a tua compreensão terás o perdão de Deus, através do sacerdote. Não gostaria aqui de entrar na discussão que esta pergunta sempre gera mesmo no meio católico, muitos não tem coragem em confessar seus pecados aos sacerdotes, e disparam um monte de acusações contra esta orientação.

Se você acredita na doutrina protestante, a resposta da pergunta será outra, pois aí não entra a questão do perdão de Deus concedido através do sacerdote, mas da confissão direta para Deus e o recebimento do perdão.

Penso que a primeira parte de tua pergunta já respondeste. Deus está sempre pronto a perdoar quando existem arrependimento e vontade de mudar. Quanto à segunda parte penso que deverás acreditar naquilo que já se dispuseste anteriormente a definir como ensinamentos para a tua vida. Isto é a fé da Igreja que você frequenta. Sem pretensão de dar-te uma resposta definitiva, fica em aberta a tua pergunta para comentários de leitores que queiram ajudar-te na resposta.

1937 visitas

4 comentários

Postar um comentário

  • Antonio (Curitiba) - 20/04/2012

    AMIGOS, IRMÃOS:.O SENTIDO OU O SENTIMENTO DE CULPA VEM DA CONSCIÊNCIA DE HAVER-SE VIOLADO OS COSTUMES; O QUE NÃO É NECESSARIAMENTE UM PECADO. NÃO HÁ PECADO VERDADEIRO QUANDO HÁ A AUSÊNCIA DE DESLEALDADE CONSCIENTE À DEIDADE. O homem evolucionário acha difícil compreender plenamente o significado do mal e captar o sentido desse mal, do erro, do PECADO e da iniqüidade. O homem é lento para perceber que o contraste entre a perfeição e a imperfeição gera o mal potencial; que o conflito entre a verdade e a falsidade pro...

  • ev (birigui) - 19/04/2012

    A verdade está com DEus e quanto a nós temos o espirito para nos guiar(breve irei para o Pai ...que vos enviará o espirito santo consolador que vos guiará em toda a verdade)portanto temos que considerar:1)aquele que é nascido de Deus não peca2)vós não preciseis que ninguem vos ensine o espirito santo vos ensinará pq Deus não mente3)todo pecado será perdoado daqueles que ainda não provaram as virtudes do espirito ,pois naquela ocasião Jesus si reportava para os incredulos,para aqueles que ainda não haviam crido(fari...

  • Antonio (Curitiba) - 17/04/2012

    IRMÃOS: Ao abrir o lado humano, do canal de comunicação entre Deus e o homem, os mortais imediatamente disponibilizam o fluxo sempre constante da ministração divina às criaturas dos mundos. Quando o homem ouve o espírito de Deus falar dentro do coração humano, inerente a essa experiência está o fato de que Deus simultaneamente ouve a prece desse homem. O PRÓPRIO PERDÃO DO PECADO opera desse mesmo modo inequívoco. O Pai no céu já vos perdoou antes mesmo de terdes pensado em pedir o perdão a Ele, mas ESSE PERDÃO SÓ S...

  • ad (colatina) - 17/04/2012

    Na verdade a diferença seria a seguinte:
    Se vc ainda não entendeu que o véu se rasgou em dois e que o serviço do sacerdote como mediador se tornou inútil depois da morte e ressurreição de Cristo, vc deveria primeiro aceitar a Cristo como seu salvador e intercessor, assim como a Bìblia, quando diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5 Assim, deveria abandonar essa heresia católica, que não tem nada de cristã.
    Sobre o perdão, lemos assim: Portanto,...