Olá Maria Karolayne de Picos - PI!

No portal já se encontram dezenas de perguntas respondidas sobre a Bíblia. Sua pergunta se desdobra em cinco outras perguntas. Aproveitando o que já foi respondido no portal e acrescentando outras pesquisas, deixo respostas as suas perguntas seguindo a ordem que colocaste.

Quando foi escrita a Bíblia?!

A Bíblia não foi escrita de uma só vez, mas foi escrita em diversas épocas e tempos. Os primeiros livros foram escritos mais ou menos 1250 anos antes de Jesus; os últimos mais ou menos 100 anos depois de Jesus. Uma boa parte dos livros da Bíblia foi escrito no cativeiro, quando o povo foi levado para longe de sua terra, para a Babilônia prisioneiro, por Nabucodonosor. Neste momento da história de Israel houve a necessidade de escrever os fatos e acontecimentos para se manter a memória. O cativeiro começou no ano 587 antes de Cristo.

Onde foi escrita a Bíblia?

Como foi dito já na resposta anterior, boa parte dos livros do Antigo Testamento foram escritos no Exílio Babilônico, outros foram escritos na Palestina, no Egito, Ásia Menor, Grécia, Itália.

Quem escreveu a Bíblia?!

Busquei uma resposta nos diversos manuais que encontramos de introdução ao Antigo Testamento. Mas nenhum deles fala com precisão do nome do autor de cada livro. Fala-se em grupo de pessoas, da contribuição oral e de teorias novas na formação do texto.

Tradicionalmente encontramos que alguns manuais afirmam que foram  40 os autores da Bíblia. Que Moisés foi o autor do Pentateuco, que os Salmos sejam de autoria de Salomão, mas nada existe que confirme isto.

Um pensamento é certo não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição e todos estavam unidos pela mesma preocupação: construir um povo irmão, por isso é que se diz que todos os que escreveram a Bíblia foram inspirados por Deus e é nesse sentido que podemos dizer que ela é Palavra de Deus.

O caminho dos fatos narrados na Bíblia é este: eles foram vividos, transmitidos oralmente, escritos e copiados... até chegarem em nossas mãos.

Algumas considerações encontradas em leituras de conhecimento do tema:

A tradição Javista: Formada por muitos autores anônimos que escreveram as antigas tradições orais do povo. História dos Patriarcas, do Êxodo e das conquistas. Esta obra passou a se chamar tradição Javista, porque chamam Deus de Javé.

A tradição Eloísta: Formada por muitos autores anônimos que escreveram as antigas tradições orais do povo. Coletam as histórias dos Patriarcas e do êxodo. Esta obra passou a se chamar tradição Eloísta, porque chamam Deus de Eloim.

Outros escritos seguem o mesmo raciocínio, difícil de precisar nomes: Exemplo o autor de Jeremias, não foi o profeta, mas hoje se afirma que seja um autor diferente.

O caso do livro dos Salmos. Neles encontramos citados os nomes de autores: 73 salmos para Davi; 12 para Asaf; 11 para Core; 2 para Salomão e Moisés e um para Hemã e Etã. Entretanto é impossível dizer se de fato eles são os autores, ou são outros.

O caso do livro de Jonas: O autor é desconhecido, uma vez que Jonas é um personagem e não o autor do livro.

Provérbios: não existe comprovação de sua autoria. Hoje acreditasse que tenha influência do Egito. Existem muitos provérbios egipcianos semelhantes a do livro dos Provérbios da Bíblia, quando comparados.

Penso que este apanhado poderá ilustrar a compreensão a respeito da autoria dos livros do Antigo Testamento. Mas permanece sempre a inspiração divina no escrito sagrado que nos serve de orientação nos caminhos da vida.

Em que língua foi escrita a Bíblia

A Bíblia foi escrita originalmente em três línguas básicas: O hebraico, em grego e partes do Antigo Testamento em Aramaico (Gênesis 31,47; Jeremias 10,11; Daniel 2,4-7,28; Esdras 4,8-6,18; 7,12-26). Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos todo em língua grega, não o chamado grego clássico, mas o grego popular da Koiné. No evangelho de Marcos encontramos muitas palavras em Aramaico e de origem latina.

Para quê a Bíblia foi escrita?

Muito podemos escrever a respeito do para quê a Bíblia foi escrita, pois ela é a palavra viva de Deus entre nós.

Olhando a literatura Universal reconhecemos na Bíblia como o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico é não sofrer uma mudança de vida, cada leitor da Bíblia tem uma história em relação à Bíblia. Milhares e milhares de pessoas mudaram suas vidas completamente com os ensinamentos bíblicos. Hoje se comportam diferentemente na sociedade, na família e nas relações de trabalho.

A Bíblia é o livro mais copiado da antiguidade. Escrito ao longo de um período de tempo de cerca de 1.300 anos, ela foi concluída em sua escrita a cerca de 2.000 anos atrás. No entanto, em todos os séculos que se passou, nenhum dos seus conteúdos foram assinalados como sendo incorretos, ou que atormentassem as pessoas ou que indicassem caminhos errôneos para seguir. Para isto a Bíblia foi escrito. Deus quer que sua palavra seja lida, meditada vivida nas comunidades e pelas pessoas.

A Bíblia foi escrita para libertar muitos da opressão, da falsidade e da mentira através de seus ensinamentos claros. A Bíblia foi escrita para elevar a dignidade e os direitos de todos os seres humano que já nasceram. É realmente um livro indispensável para toda a pessoa que busca a Deus através de seus irmãos a Bíblia é marcante nos ensinamentos que estão escritos. Ela contém ensinamentos claros sobre o valor e a importância de cada indivíduo.