Olá Welber Martins de Oliveira de Piraquara / SP!

Encontramos a resposta a pergunta na segunda carta a Timóteo na parte conclusiva onde Paulo faz suas últimas considerações. Vamos conferir o Texto de 2 Timóteo 4,9-13:

“9 Procura vir me encontrar o mais depressa possível. 10 Pois Demas me abandonou , por amor ao mundo presente. Ele se foi para Tessalônica; Crescente para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. 11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil no ministério. 12 Eu enviia Tíquico,  a Éfeso. 13 Traze me, quando vieres, o manto que eu deixei em Trôade, em casa de Carpo, e também os livros, especialmente os pergaminhos.”(2 Timóteo 4,9-13) Bíblia de Jerusalém.

O versículo 1º fala de Demas que o abandonou e se foi para Tessalônica.

Estas últimas recomendações fala também de outras pessoas que se relacionavam com Paulo na evangelização.

Como o texto apresenta que seu amigos Demas  partiu traumaticmente, abandonara a fé e abraçara o mundo (v. 10).

Outros como Crescente e Tito, que estavam morando agora em Galácia e Dalmácia, respectivamente, que simplesmente se mudaram.

Outro amigo seu  tornou-se inimigos: Alexandre, o latoeiro (v. 14). Deste, Paulo afirma entristecido:

“Alexandre o caldeireiro deu provas de muita maldade para comigo. O Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.” (2 Timóteo 4,14) Bíblia de Jerusalém.

Mas Paulo lembra Lucas, que nunca o abandonara; amigo leal, sempre presente, nas horas boas e nas horas ruins; aquele que permanecia quando todos já se tinham ido:

“Somente Lucas está comigo” (2 Timóteo 4,11) Bíblia de Jerusalém.