Olá Penélope de  Belém - PA!

Respondo a sua pergunta, entendendo por cinco primeiros conjuntos, os cinco primeiros livros da Bíblia ou seja o Pentateuco = penta em grego cinco livros primeiros da Lei.

Este nome vem do grego significando “cinco rolos”, ou livros, sendo formado pelos livros do Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio.

Tradicionalmente considerasse a autoria do Pentateuco a Moises tratando-se como Lei de Moisés.

Embora a autoria do Pentateuco seja atribuída a Moisés líder do povo hebreu tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo antigos, hoje, sabe-se que nenhum destes livros se pode atribuir a um único autor e menos ainda a Moisés, pois todos tiveram uma história literária complexa.

Para além desta referência a Moisés, os livros do Pentateuco têm uma seqüência temática, descrevendo as origens do povo de Israel até à sua definitiva instalação em Canaã a terra prometida por Deus. Se fala do povo hebreu começando da época patriarcal, a saída do Egito e a travessia do deserto. Foi no caminho do deserto que o povo de Deus recebeu as leis fundamentais para a vida religiosa e social. São descritas em seções narrativas alternadas com conjuntos de leis que Deus pedia a seu povo.

O modo de escrever nestes livros misturou História, Direito e Liturgia e não coincidem com o modo de fazer História dos dias de hoje. Assim que ao mostrarem a intervenção de Deus nessa História, os autores do Pentateuco pretendem também apresentá-la como modelo da presença de Deus na História do povo.