Olá Bibiano de Castro do Rio de Janeiro / RJ!

Li varias vezes a pergunta para poder entendê-la e buscar uma resposta que possa te ajudar nesta dúvida.

Lendo a consideração “tomar conhecimento por comentário” notei a inconsistência do argumento. Vejo que a partir disto não se pode denunciar ninguém e nem incriminar. Agindo desta forma estarás escondendo a verdade e a sua denuncia é vazia. Poderá ser falsa e prejudicar enormemente a pessoa que denuncias. Seguidamente os noticiários nos relatam que o acusado depois de 20 anos de prisão foi inocentado, pois apareceu o verdadeiro criminoso. Ou mais grave ainda a justiça americana em muitos estados tem pena de morte. Existem fatos que pessoas foram executadas, com a pena máxima e depois aparece a verdade.

Se tivesses dito pelo menos ao contrario do que falas, que você presenciou o fato, o assassinato de alguém e se omite a dizer a verdade a partir deste momento é omissão culposa.

Tirar a vida biblicamente é fato grave, Deus desde o Antigo Testamento, quis educar a pessoa humana, para dizer a ele que não tem o direito de tirar a vida. O caso de Caim e Abel mostra a maldição que Caim levou para a sua vida motivada pela morte de seu irmão. O episódio do Rei David que trama a morte de seu general, para casar com sua mulher, e tanto outros episódios.

Jesus ainda foi mais longe, deixou-nos o mandamento do amor ao próximo, do perdão, como única saída do ser humano viver em paz e de consciência tranqüila.