Olá Danilo Prado de Pederneiras / SP!

Durante este ano 2015 fui convidado para acompanhar um grupo de lideranças (25 pessoas) para o estudo do livro do apocalipse. O estudo está muito interessante, as pessoas estão gostando e muitas dúvidas que parte dos participantes são debatidas estudada e num esforço conjunto chegamos a uma resposta. Para responder esta pergunta estou aproveitando os resultados colhidos do curso, pois já foi estudada esta parte do apocalipse: as Igrejas dos Apocalipse.

Os mensageiros quem são:

Olhemos o texto do apocalipse, para podermos entender:

8"Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, “Aquele-que-é, Aquele-que-era e Aquele-que-vem” o Todo poderoso. (Apocalipse 1,8)

“Escreve o que vês num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia e a Laodicéia.” (Apocalipse 1,11)

“Ao Anjo da Igreja de Éfeso, escreve:”(apocalipse 2,1)

A melhor compreensão para designar os mensageiros destas comunidades, passa pela compreensão da literatura judaica. Os judeus entendemm que não somente o mundo material que habitamos esta governado por anjos, (conforme Apocalipse 7,1;14,18 etc) mas também seu governo se estende para as pessoas e comunidades (conforme Ex 23,20). Assim podemos afirmar que cada Igreja esta governada por um anjo que é responsável por ela e a cada um desses anjos será enviada uma carta.

Portanto os mensageiros (os anjos) podem ser considerados como os lideres responsáveis pelas Igrejas, ou mais ainda se pode entender como a própria Igreja formada por membros.

Com esta interpretação, entendemos a imagem do Cristo em Apocalipse 1,16, tendo as comunidades em sua mão direita. Isto é aos seus cuidados a sua proteção.

Sei que existem outras interpretações para mensageiros que estudiosos e evangelizadores dão, mas prefiro está por está abalizada por muitos estudiosos.

Consulta;

RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996, pág. 95ss

MESTERS, Carlos,Esperança de um povo que luta o apocalipse de São João uma chave de leitura, Paulinas, São Paulo, 1982, pag. 18-24

As mensagens as sete Igrejas

As cartas reveladas a João no Apocalipse, no dia de domingo na ilha de Patmos ele direciona aos mensageiros das sete igrejas da Ásia, com conteúdo e mensagens próprias a cada Igreja e com peculiaridades próprias.

1. Éfeso - Apocalipse 2,1-7.

Começa aparecer sinal de esfriamento e distanciamento da igreja. O amor e o entusiasmo inicial estão se perdendo. Muitos que aceitaram a Cristo se tornaram orgulhosos e abandonaram o entusiasmo.

Tornaram-se desobedientes a Deus, passando acreditar em outras pessoas.

Mas devemos dizer que parte da comunidade é perseverante, pois seus membros sofreram por causa do meu nome. suportando as lutas.

2. Esmirna - Apocalipse 2,8-11.

Jesus consola a comunidade e não acusa de nenhuma infidelidade.

Achamos também a luta diária e a rica postura espiritual, apesar de pouca riqueza material. Por causa dessa postura no Espírito, o Senhor aconselha Esmirna a suportar a prova que aproxima por causas dos infiéis.

3. Pérgamo - Apocalipse 2,12-17.

Existem seguidores da pornografia no meio do povo santo, e os que praticam a idolatria do Império Romano.

Achamos também parte da comunidade que não negaram o nome de Deus mesmo habitando em lugar idólatra.

4. Tiatira - Apocalipse 2,18-29.

Não perdeu o primeiro entusiasmo, mas ainda encontramos a insistência na pratica do pecado por certo grupo de membros, estes seguem os falsos profetas (Jezabel), com pratica da magia e influenciados por práticas sexuais descontroladas, do ensino equivocado, justificando a corrupção pessoal, familiar e social.

Não há qualquer tipo de reação para se livrar.

Mas na comunidade existem também a pratica do amor, fé, trabalho e perseverança.

Sardes - Apocalipse 3,1-6.

Tinha a fama buscar o sucesso espiritual, mas Aquele que sonda os corações e esquadrinha a vida do homem, Jesus Cristo, enxergou a profunda morte. Encontramos a negligência, que é pecado.  Poucas pessoas mantiveram santas e receberam de Cristo privilégio de poderem vestir-se de branco juntamente com Ele.

6. Filadélfia - Apocalipse 3,7-13.

Jesus disse sei que éreis débeis (v.8), mas permanecestes perseverante e obediente a sua palavra.(v.10)  Os participantes da igreja de Deus eram também membros da igreja de Satanás. Estes seriam postos a conhecer a glória de Deus pela dor.

Achamos também, apesar das últimas forças, a façanha de terem guardado a Palavra e, por conseguinte, não negaram o nome de Jesus.

7. Laodicéia - Apocalipse 3,14-22.

Encontramos a dúvida na comunidade. Conservam-se no meio termo, ora aqui, ora ali. Deus não abre mão da insegurança dos que a Ele seguem. Não se pode beber de dois cálices. Achamos também o amor de Deus por Laodicéia e a chance do arrependimento mútuo.

Assim, entendemos que toda a igreja de Deus hoje tem as qualidades e os defeitos aqui descritos. Nós, como representantes desse Deus vivo, precisamos tomar como lição essa Palavra.