Olá Ivonilde de Souza da Silva Piraquara / PR!

Introduzindo o assunto:

Embora a primeira vista se pense que o livro mais antigo do Novo Testamento seja o primeiro que aparece o Evangelho de Mateus, não é esta a realidade.

A distribuição obedeceu a outros critérios e foram colocados os 4 evangelhos, (seguem a ordem de maior divulgação e uso) depois Atos dos Apóstolos e segue as cartas finalizando com o Apocalipse o último livro do Novo Testamento.

Primeiro livro escrito do Novo Testamento (o mais antigo):

O privilegio de ter recebido o primeiro escrito do Novo Testamento, em forma de carta foi à comunidade de Tessalônica. Paulo evangelizou a Tessalônica no período da segunda viagem missionária (At 17,1-10), no verão do ano 50 d.C. Nesta viagem Paulo foi forçado a trocar seu percurso por ataque dos Judeus e dirigiu-se então para Bereia, depois Atenas e Corinto. Em sua permanência na cidade de Corinto no período invernal encontrou tempo para escreve a Primeira Carta aos Tessalonicenses, junto com seus companheiros. Assim deveríamos começar a leitura do novo Testamento com este escrito se quiséssemos ter uma ordem dos fatos e acontecimentos e mesmo a evolução do pensamento teológico das primeiras comunidades.

Quem escreveu a primeira carta aos Tessalonicensss:

A primeira carta aos Tessalonicenses é o primeiro livro escrito do Novo Testamento, o mais antigo.

“Foi este o primeiro texto escrito de Paulo e esta carta foi escrita em grupo, exatamente do jeito que gostamos de fazer hoje em dia. Paulo, Silvano e Timóteo (cf 1Ts 1,1) são simultaneamente  autores deste texto.”  (conforme José Bortolini, Como ler a primeira carta aos Tessalonicenses. Fé, amor, esperança, paulinas 1991, pág.7.)