Olá Maia de Porto Alegre / RS

Estevão se tornou o chefe dos sete diáconos, esta missão o projeta na pregação, em que o evangelista Lucas descreve em pormenores no capítulo 7 dos Atos dos Apóstolos. Enquanto os Apóstolos ainda receosos em melindrar os judeus, por estarem em Jerusalém, freqüentando o Templo mantendo-se assim fieis a prática judaica, Estevão é incisivo em sua pregação, atacava o Templo, sua organização atacava a pratica dos sacrifícios para a purificação dos pecados. Ele se apresenta com entusiasmo inigualável, de alguém que abraça a causa e os ensinamentos de seu Mestre Jesus.

A pregação passa exercer papel importante, os laços com o judaísmo oficial já estão cortados. E esta intransigência de Estevão acarreta o ódio das autoridades do Templo e vai levá-lo a morte por apedrejamento.

Estevão não segue uma inspiração pessoal, mas é o Espírito Santo que lhe dá forças e o impele ao testemunho até a morte. No dia do apedrejamento, está ali presenciando Saulo, que no início era perseguidor dos cristãos, mas depois da conversão um apóstolo incontestável de Jesus Cristo. A morte de Estevão não foi em vão Paulo recebe o Espírito e dá continuidade o obra de Estevão na evangelização dos pagãos.

Consulta:

VV.AA. Atos dos Apóstolos: Ontem e Hoje, estudos Bíblicos 03, Vozes, Petrópolis, 1985.