Olá Silvestre de Maringá!!

O tema da sua pergunta foge dos objetivos do portal, o assunto é Bíblia. Esta pergunta é mais para a História da Igreja. Mas em consideração pelo seu interesse nesta questão que imagino esteja ligada a Bíblia, coloco algumas considerações.

Durante o tempo que estive em Jerusalém convivi com muitas pessoas ligadas a Igreja ortodoxa. Em Israel existem muitas construções que foram financiadas pelos Czares Russos antes de 1917, onde aconteceu a perseguição religiosa e deu inicio a falta de assistência aos complexos arquitetônicos dos ortodoxos. Assim tenho algum conhecimento desta realidade. Mesmo porque uma vez por ano eram uma invasão de gregos ortodoxos vindos da Grécia, ilhas do Mediterrâneo e outros países para celebrar o Natal e a Páscoa, que acontece em outras datas diferentes do calendário católico.

A diferença entre a Igreja Católica e a Ortodoxa são muitas, não ligadas com a origem mas depois do cisma entre ocidente e Oriente.?

O Cisma do Oriente em 1054.

O objetivo da Igreja Ortodoxa foi de espalhar o Cristianismo pelo Oriente. Com o passar do tempo começaram surgir às diferenças culturais:

Quanto à língua oficial dos cultos: os cristãos do Ocidente queriam o latim, enquanto os do Oriente o grego e do hebraico.

Veio em 1054 o Cisma do Oriente.

A partir desta data os ortodoxos questionavam a autoridade papal. O Papa Leão IX enviou um cardeal a Constantinopla, na Turquia para intervir. Resultado: o patriarca Miguel Cerulário foi excomungado pelo Vaticano. Cerulário enfrentando a autoridade Papal excomungou os católicos e oficializou o rompimento.

Alguns pontos separam a Igreja católica e os Ortodoxos:

1 – Quanto ao Papa.

ortodoxos - não reconhecem sua autoridade

católicos - é a autoridade máxima

2. Quanto ao voto de castidade

ortodoxos: - opcional para padre, obrigatório para bispo

católicos - obrigatório para todo sacerdote

4 - Quanto ao calendário

ortodoxos - usam o juliano, com 13 dias a mais no ano

católicos - usam o gregoriano com 365 dias

3 – Quanto ao tempo de Quaresma

ortodoxos - dura 47 dias

católicos - dura 40 dias

5 – Quanto a comemoração do Natal

ortodoxos - comemoram em 7 de janeiro.

católicos - comemoram em 25 de dezembro

6 - Quanto làs imagens dos santos

ortodoxos - as igrejas não têm estátuas deles, só pinturas

católicos - não há restrições às estátuas, ou quadros ou pinturas.

7 – Quanto a cruz

ortodoxos - tem três barras

católicos - tem apenas uma barra horizontal.

Nota: As cruzes também não são iguais: a dos ortodoxos tem três barras. A de cima foi acrescentada nela estava a inscrição .A de baixo teria recebido os pés de Cristo, pregados em separado e não juntos como crêem os católicos.