Apocalipse 20,7-10 fala do combate escatológico, o combate definitivo, quando o Diabo é jogado no "lago de fogo e enxogre", onde já estavam a Besta e o Falso Profeta e estes três "serão atormentados dia e noite, pelos séculos dos séculos".

Esse texto fala da vitória de Deus sobre o mal, sobre os inimigos. É um texto que dá esperança às pessoas perseguidas do tempo de João, autor do Apocalipse, e também aos cristãos de hoje, que vivem em situações contraditórias.

Segundo o Apocalipse, ser Falso Profeta é estar a serviço da Besta (Apocalipse 13,11 seguintes). Por isso se no nosso ministério, aquilo que fazemos é estar a serviço da Palavra ou da Vontade de Deus não é preciso temer. Ninguém que serve a Deus vai arder no "lago de fogo"!

É muito importante aproveitar essa chance para sugerir uma reflexão sobre o que é ser profeta. É normal pensarmos que profeta é aquele que prediz o futuro, que anuncia eventos que ninguém pode conhecer. Essa é uma visão muito limitada sobre o papel do profeta na Bíblia. Invés a sua principal atividade é a denúncia: ele grita contra a opressão dos potentes em relação aos pobres, avisa aos que têm poder sobre a necessidade de seguir a vontade de Deus e realizar tal vontade nas decisões políticas. O profeta é aquele que faz de tudo, sem medo, para colocar a comunidade sobre os trilhos da vontade divina.